Certificados Pelo Encceja Não Pagarão Inscrição no Enem 2018

Os candidatos que prestaram o Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no último domingo (19) e que conseguirem a certificação do ensino fundamental ou médio não pagarão a taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – no valor de R$ 82, caso optem por participar da avaliação.

O anúncio foi realizado pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista coletiva em Brasília após o final do segundo dia de aplicação do Enem 2017, do domingo retrasado, dia 12 de novembro:

Todos que alcançarem a pontuação mínima e forem classificados nas provas, que serão aplicadas no próximo dia 19, terão gratuidade garantida no Enem 2018.

O Encceja teve sua aplicação nesta única data e trouxe 120 questões objetivas de quatro áreas distintas, sendo que a pontuação varia de 60 a 180 em cada uma delas. Para obter tanto a certificação do ensino médio quanto a do ensino fundamental, o candidato precisa atingir a nota mínima de 100 pontos por área.

Vale destacar que a aplicação regular do Encceja 2017, para 1,5 milhão de pessoas no último dia 19, não foi a única. Assim como o Enem, a avaliação conta também com uma edição específica para pessoas privadas de liberdade – Encceja PPL, para encarcerados e jovens que cumprem medidas socioeducativas em instituições especializadas. Esta segunda aplicação será feita nas unidades prisionais e educacionais em 19 e 20 de dezembro.

Cronograma do Encceja 2017 (Primeira Aplicação)

Para saber se conseguirão a classificação e certificação por meio do Enccjea, para então poderem prestar a próxima edição do Enem de graça, os participantes devem ficar atentos ao calendário e próximos eventos importantes do exame. Confira.

  1. Divulgação do gabarito – o gabarito do Encceja 2017 oficial sairá até a data limite de 1º de dezembro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização da avaliação;
  2. Resultado com notas – o resultado, com as notas individuais dos candidatos em cada uma das áreas / provas, ainda não tem dia definido. O MEC apenas informou que o fará “na Página do Participante em data a ser confirmada oportunamente”.

Para saber mais sobre os procedimentos para retirada do certificado do ensino fundamental ou médio pelo exame, leia esta matéria.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.