As questões de matemática, química e física do Enem costumam assumir dois tipos de abordagem: a primeira delas são exercícios teóricos, que exigem uma base de conteúdo teórico dos alunos e também uma boa interpretação dos problemas. Já a segunda abordagem envolve um volume maior de cálculos, fazendo com que o aluno realmente aplique os conceitos estudados.
Dessa maneira, é indispensável conhecer sobre os assuntos teóricos, uma vez que este conteúdo será utilizado nos problemas, seja de forma direta, como ocorre com os problemas de teoria, ou de forma indireta, como ocorre para os problemas com maior volume de cálculo. Na matemática, um dos assuntos mais importantes são os triângulos, que são amplamente cobrados nas provas do Enem, de algumas formas diferentes.
Assim, serão apresentadas a seguir as duas classificações de triângulos mais importantes para quem vai participar do Enem, ressaltando como estes assuntos podem ser cobrados durante o Exame nacional do Ensino Médio.
Indice
Classificação dos triângulos em relação ao tamanho dos lados
A primeira forma de classificação dos triângulos se dá em relação ao tamanho dos lados. Nesse caso, é possível classificá-los em escalenos, isósceles e equiláteros. Vamos entender cada um destes casos.
O triângulo escaleno é aquele que possui todas as medidas dos lados com valores diferentes. Consequentemente, todos os ângulos internos deste triângulo serão diferentes, o que dificulta a realização de cálculos com este tipo de triângulo. Ainda assim, conseguimos calcular seu perímetro e área com certa facilidade.
Já o triângulo isósceles é definido como aquele que possui dois lados congruentes, ou seja, estes dois lados apresentam a mesma medida. Da mesma forma, este triângulo terá dois ângulos internos com mesma medida, o que facilita a realização de cálculos nos problemas.
Por último, os triângulos equiláteros são aqueles que possuem todos os lados com a mesma medida. Consequentemente, todos os ângulos internos de um triângulo equilátero também são iguais, e possuem o valor de 60°.
Classificação dos triângulos em relação aos ângulos
Também é possível classificar os triângulos de acordo com as medidas dos seus ângulos. Neste caso, é possível classificá-los em triângulos acutângulo, retângulo e obtusângulo.
O triângulo acutângulo é aquele que possui todos os ângulos internos com medida inferior a 90°. Por exemplo, o triângulo equilátero também pode ser classificado como acutângulo, uma vez que todos os seus ângulos internos são menores que 90°.
Já o triângulo retângulo é definido como o triângulo que possui um ângulo de medida igual a 90°. Os triângulos retângulos são os mais utilizados em problemas, não só no Enem, mas também em outros vestibulares importantes.
Por fim, os triângulos obtusângulos são aqueles que possuem a medida de um ângulo maior do que 90°. Embora apareçam com menos frequência nos exercícios, os triângulos obtusângulos possuem aplicações interessantes nos problemas, em especial nas situações em que trabalhamos com outros polígonos.
Dessa forma, foram apresentadas ao longo desta publicação as duas principais classificações dos triângulos, uma em relação as medidas dos lados e a outra em relação as medidas dos ângulos. Entender estas classificações é muito importante para que vai prestar o Enem, uma vez que estes conceitos servem de base para o conteúdo de geometria, muito importante para quem deseja obter uma boa nota nas provas de matemática e suas tecnologias.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/