Começando a Preparação Para o Enem 2015

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final deste ano, provavelmente já ouviu dizer que quanto antes inciar sua preparação, melhor. Mas afinal, por onde começar?

Quando se vai prestar um exame tão específico e decisivo como o Enem, é fundamental conhecer cada detalhe de sua prova e suas principais regras. O primeiro passo então seria ler seu Edital completo. Entretanto, normalmente o mesmo só é divulgado em abril / maio junto com as inscrições. Considerando que cada dia de estudo vale ouro, esta opção está descartada por enquanto.

Sabendo ainda que as características básicas da prova devem ser as mesmas de anos anteriores, neste primeiro momento você deve conhecer a estrutura e o conteúdo da prova do Exame Nacional. Confira abaixo cada um destes tópicos em detalhes e saiba o que lhe aguarda no final do ano.

Modelo da Prova do Enem

O exame é organizado em quatro grandes áreas – Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática – e uma prova de produção textual, a Redação. Cada uma das áreas avalia o candidato através de provas objetivas, trazendo 45 questões de múltipla escolha, em que há apenas uma resposta correta em um conjunto de alternativas.

Portanto, no total são 180 questões mais a redação. A aplicação das provas ocorre em dois dias (sempre num sábado e domingo), sendo que tradicionalmente no primeiro dia os candidatos respondem as questões de Ciências Humanas e da Natureza em 4h30 min, ao passo que no segundo dia o exame traz as questões de Matemática mais Linguagens e Códigos, além da Redação, em 5h30 min. Para compreender melhor o formato da prova do Enem, veja esta página.

Conteúdo Exigido no Enem

Tão importante quanto conhecer o modelo do exame é saber o que vai cair na prova, o chamado conteúdo programático. É ele que vai nortear seus estudos e direcionar quais as matérias devem ser abordadas em cada disciplina. Apesar do Enem ser divido nas quatro grandes áreas, seu conteúdo é subdivido nas disciplinas que compõem tais áreas. Desta forma, em Ciências da Natureza por exemplo, você observará que existe um conteúdo específico para Física, Química e Biologia.

Para facilitar seu estudo, reunimos todos assuntos que podem ser cobrados no Enem num mesmo espaço, lembrando que a fonte é o próprio órgão responsável pelo exame, o Inep. Clique aqui para conferir.

Competências e Habilidades

A prova do Enem visa avaliar uma série de caraterísticas dos candidatos. Por isso suas questões e proposta de redação são elaboradas com base numa matriz de referência que envolve competências e habilidades. As competências de cada área são formadas por um conjunto de 30 habilidades, que nada mais são que a demonstração prática das próprias competências em questão. Consulte todas elas neste link.

Muitos estudantes preocupam-se demais com as competências e habilidades do Enem. Claro que é importante conhecê-las mas, em hipótese alguma, você deve decorá-las ou embasar seus estudos nelas. A preparação deve ser pautada no modelo e no conteúdo da prova, estudando desta forma automaticamente você estará treinando suas competências e habilidades.

Está dada a largada para o Enem 2015. O próximo passo é montar um plano de estudos para o ano todo, mas isso é assunto para outro artigo. Fique ligado que em breve traremos mais dicas e orientações para você arrebentar no exame!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.