Os estudos de física para o Exame Nacional do Ensino Médio são repletos de conceitos e variáveis que devem ser compreendidos pelos alunos, antes mesmo de partir para a realização de cálculos. Na área de termologia, cuja cobrança no Enem tem crescido nos últimos anos, alguns destes conceitos possuem muita importância, como é do calor e da temperatura.
A termologia é definida como a área da física que estuda os fenômenos relacionados à temperatura e ao calor. Dessa maneira, é muito importante compreender a diferença entre estes dois conceitos, uma vez que são dois pontos chave para avançarmos nos estudos da termologia.
Assim, você poderá acompanhar a seguir a diferença entre calor e temperatura, entendendo também os dois tipos de calor, que são o calor sensível e o calor latente.
Indice
Diferença entre calor e temperatura
Entender a diferença entre calor e temperatura é muito importante para quem deseja entender a termologia. Afinal, costumamos misturar estes dois conceitos, principalmente quando temos temperaturas altas no dia a dia. Por exemplo, nos dias de temperaturas elevadas, costumamos falar que “está muito calor”, sendo que o correto seria se referir a temperatura elevada como quente!
A temperatura deve ser entendida como o grau de agitação das moléculas, ou ainda como a energia cinética destas moléculas. Dessa maneira, quando a temperatura de um objeto aumenta, as moléculas deste corpo se movimentam com uma velocidade maior, o que causa um aumento da sua energia cinética. As sensações que estão relacionadas com a temperatura são quente e frio
Já o calor deve ser entendido como a energia em trânsito, e esse movimento de energia ocorre em função da variação de temperatura. Sendo assim, o calor existirá sempre que houver uma diferença de temperaturas, e este fluxo de energia ocorre sempre de uma região de maior temperatura para uma região de menor temperatura.
Assim, a temperatura se refere a energia cinética das moléculas, enquanto o calor é a energia em trânsito. Compreender estes conceitos é muito importante para avançar nos estudos sobre termologia, assim como a diferença entre calor sensível e calor latente.
Diferença entre calor sensível e calor latente
A transferência de calor entre os corpos se dá por meio de dois tipos de calor, que são o calor sensível e o calor latente.
O calor sensível é o calor responsável por elevar ou diminuir a temperatura de um corpo. Assim, ao ceder energia este corpo diminuirá sua temperatura, enquanto ao receber energia sua temperatura aumentará. Já o calor latente é o calor fornecido/retirado de um corpo para que ele mude de fase.
Por exemplo, para elevarmos a temperatura da água de 0°C para 100 °C será necessário fornecer calor sensível para um corpo ou objeto. Ao atingir a temperatura de 100 °C, será necessário fornecer calor latente para realizar a mudança de fase desta água!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/