Confira as Datas Importantes Para Quem Fez o Enem 2019

Passados os dois dias de provas do Enem 2019, a ansiedade continua presente na vida dos estudantes. Desta vez, vamos falar sobre os passos que vêm depois da realização do Enem, e em quais datas irão ocorrer. Como os candidatos já devem conhecer, vamos novamente comentar sobre os principais programas que utilizam a nota do Enem, que são: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, vamos apresentar as datas de cada um destes programas, para que você esteja atento desde já.

 

 

Mas como vou me inscrever nestes programas se ainda não sei a minha nota do Enem 2019? Essa deve ser a pergunta que você deve estar fazendo agora. Certamente, você saberá a sua nota do Enem 2019 antes do início destes três programas! De acordo com o site do Enem (disponível neste link), a data de divulgação dos resultados individuais das provas ainda não está definida, mas ocorrerá antes do dia 21 de janeiro de 2020, que é a data em que se iniciam as matrículas no Sisu 2020. Como já adiantamos o início do primeiro dos programas, vamos começar falando sobre o Sisu 2020.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é atualmente a maior porta de entrada para as universidades públicas no Brasil. Através da plataforma do Sisu o aluno pode se candidatar em duas opções de curso, de acordo com a sua preferência e cumprindo dois requisitos básicos, que são: ter realizado as provas do Enem em 2019 e não ter obtido nota igual a zero em nenhuma das áreas de conhecimento. As datas referentes ao Sisu 2020 estão registradas a seguir:

  • Inscrições: de 21 a 24 de janeiro;
  • Início da chamada regular: 28 de janeiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 29 de janeiro a 04 de fevereiro; e
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: de 07 de fevereiro a 30 de abril (conforme preenchimento das vagas).

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Outra opção para os estudantes que prestaram o Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). O ProUni concede bolsas de 50 e 100% em universidades particulares ligadas ao programa (que atualmente contempla grande parte das universidades particulares!). O ProUni ocorre logo após o Sisu, e suas principais datas estão registradas abaixo.

  • Inscrições: de 31 de janeiro a 03 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 06 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas: de 06 a 14 de fevereiro;
  • Resultado da segunda chamada: 20 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas na segunda chamada: de 20 a 27 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera: 07 e 08 de março; e
  • Divulgação da lista de espera: de 11 a 13 de março.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Fechando os três programas que se utilizam das notas do Enem está o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa que adia o parcelamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, dependendo das condições do candidato. As etapas detalhadas do Fies 2020 ainda não foram esclarecidas, mas sabe-se que estarão compreendidas entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

Para acessar todas as informações sobre provas e programas relacionados ao Enem, fique ligado no InfoEnem. Além disso, acompanhe semanalmente diversos conteúdos importantes e focados diretamente no exame!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.