Confira as Notas Máximas e Mínimas do Enem 2015

Na última sexta-feira (08) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a consulta ao resultado do Enem 2015. Além do boletim individual com desempenho dos milhões de candidatos, o órgão também divulgou as notas máximas e mínimas em cada prova objetiva do exame.

Antes de trazer as informações, vale esclarecer que as notas máximas e mínimas são estabelecidas pelo modelo matemático de correção e pontuação utilizado no Enem, a Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Entre outras informações, este modelo estatístico permite que diferentes edições do exame sejam comparáveis, além de levar em conta o nível de dificuldade de cada questão e a proficiência dos candidatos.

Confira as notas máximas e mínimas na tabela abaixo:

Notas Enem 2015
ProvaMáximaMínima
Matemática1.008,3280,2
Ciências da
Natureza
875,2334,3
Ciências
Humanas
850,6314,3
Linguagens
e Códigos
825,8302,6

Apesar de ser um dado meramente informativo para os participantes, as notas trazem algumas curiosidades. A máxima de matemática foi o destaque desta edição, pois pela primeira vez na história do Enem a nota máxima de uma prova ultrapassou os mil pontos (1.008,3).

Outra característica da TRI que decorre das notas máximas e mínimas é que, mesmo que um estudante deixe todas as questões de uma prova em branco, ele terá pontuação final maior que zero. Esse é um dos motivos pelos quais o número de acertos não corresponde exatamente a média final, como ocorre na teoria clássica.

A única prova em que isso não acontece no Enem é a Redação, cuja pontuação varia numa escala fixa que vai de 0 a 1.000 pontos e é corrigida por meio de um modelo diferenciado e menos complexo que a TRI.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.