Na última sexta-feira (08) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a consulta ao resultado do Enem 2015. Além do boletim individual com desempenho dos milhões de candidatos, o órgão também divulgou as notas máximas e mínimas em cada prova objetiva do exame.
Antes de trazer as informações, vale esclarecer que as notas máximas e mínimas são estabelecidas pelo modelo matemático de correção e pontuação utilizado no Enem, a Teoria da Resposta ao Item (TRI).
Entre outras informações, este modelo estatístico permite que diferentes edições do exame sejam comparáveis, além de levar em conta o nível de dificuldade de cada questão e a proficiência dos candidatos.
Confira as notas máximas e mínimas na tabela abaixo:
Notas Enem 2015 | ||
---|---|---|
Prova | Máxima | Mínima |
Matemática | 1.008,3 | 280,2 |
Ciências da Natureza | 875,2 | 334,3 |
Ciências Humanas | 850,6 | 314,3 |
Linguagens e Códigos | 825,8 | 302,6 |
Apesar de ser um dado meramente informativo para os participantes, as notas trazem algumas curiosidades. A máxima de matemática foi o destaque desta edição, pois pela primeira vez na história do Enem a nota máxima de uma prova ultrapassou os mil pontos (1.008,3).
Outra característica da TRI que decorre das notas máximas e mínimas é que, mesmo que um estudante deixe todas as questões de uma prova em branco, ele terá pontuação final maior que zero. Esse é um dos motivos pelos quais o número de acertos não corresponde exatamente a média final, como ocorre na teoria clássica.
A única prova em que isso não acontece no Enem é a Redação, cuja pontuação varia numa escala fixa que vai de 0 a 1.000 pontos e é corrigida por meio de um modelo diferenciado e menos complexo que a TRI.
6 comments
Boa noite!
Gostaria de saber se passei nessas matéria em 2012.
C.Humanas e suas tecnologias 445.0
C.Natureza e sua tecnologias 474.3
linguagens,códigos e suas tecnologias 403.5
Matemática 398.2
eu queria saber se tirei nota boa
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 428.9
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 441.6
Ciências Humanas e suas Tecnologias 408.1
Matemática e suas Tecnologias 402.3
redação 360.0
> A tua nota foi bem horrível cara. Você não pode dizer que tirou uma nota boa sem ter tirado mais de 700 em todas as matérias e 840 na redação.
> Para conseguir um certificado de ensinio medio ‘e necessaria a pontua’c~ao de 450 em cada prova e 500 na reda’c~ao, as notas dela nao sao possiveis de receber o certificado mas est~ao quase l’a na maioria das notas, fazendo talvez nao notas incriveis, mas nao horrives, at’e por que voce nao sabe o nivel de ensino dela.
> otimo???
eu fico muito de conhecer esse sate este manual ira me ajudar muito.