Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2022 (Enem 2022) já estão disponíveis para consulta. Inicialmente previstos para o dia 13 de fevereiro, a divulgação dos resultados foi adiantada pelo Ministro Camilo Santana, e podem ser acessadas pelos alunos que participaram do exame.
Dessa maneira, você acompanha a seguir como consultar os resultados do Enem 2022. Além de entender como acessar a Página do Participante do Enem para acompanhar o seu desempenho, você também conhecerá algumas das principais possibilidades de uso para a nota do Enem.
Indice
Resultados do Enem 2022 já estão disponíveis!
Já informado no início da publicação, os resultados do Enem 2022 foram liberados nessa quinta-feira (09/02), com um pequeno adiantamento em relação à data original (13/02). O adiantamento foi informado pelo Ministro Camilo Santana no dia 08 de fevereiro. Além disso, você já consegue consultar a nota da prova do Enem!
Como acessar os resultados do Enem 2022?
Para acessar os resultados e conferir o seu desempenho no Enem 2022, é necessário acessar a Página do Participante do Enem, e realizar o login no portal Gov.br, utilizando número de CPF e senha cadastrados. Além disso, também é possível autenticar por meio de outros métodos, assim como redefinir a senha, caso você tenha esquecido.
Em seguida, basta clicar sobre o ano de 2022 e conferir o seu desempenho nos grupos de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e na Redação.
Como utilizar os resultados do Enem 2022
Os resultados do Enem permitem ao aluno obter uma série de possibilidades para o uso da nota. Afinal, o exame é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil, e pode até mesmo ser usada para ingressar em algumas universidades fora do Brasil. Assim, confira a seguir algumas possibilidades de uso da nota do Enem:
- Sistema de Seleção Unificada – Sisu;
- Programa Universidade Para Todos – ProUni;
- Fundo de Financiamento Estudantil – Fies;
- Processos seletivos nacionais; e
- Processos seletivos internacionais.
Sisu
O Sisu é a principal porta de entrada para instituições públicas de ensino superior no país, e utiliza a nota do Enem para realizar a seleção dos estudantes. As inscrições terão início em breve, e você acompanha todas as informações sobre o Sisu aqui, no InfoEnem.
ProUni
Já o ProUni, que é realizado logo após o Sisu, é a principal porta de entrada para instituições privadas de ensino superior no país, com bolsas que podem ser de 50% ou 100%.
Fies
O Fies é mais um programa interessante, e é realizado após o ProUni. Por meio do Fies, os alunos poderão obter acesso ao financiamento das mensalidades de universidades privadas, com juros baixíssimos.
Processos seletivos nacionais
Além de oferecerem vagas por meio do ProUni, algumas instituições privadas também oferecem vagas e bolsas de estudos com base na sua nota do Enem. Dessa maneira, fique de olho nas instituições privadas que oferecem essa modalidade de ingresso, para não perder nenhuma oportunidade!
Processos seletivos internacionais
Por fim, existem também universidades internacionais que aceitam a nota do Enem como parte do processo seletivo. Nesse caso, o aluno poderá passar por mais algumas etapas de seleção, e é necessário acompanhar os portais dessas instituições para realizar a inscrição e participar da seleção.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação tudo sobre a divulgação das notas do Enem 2022. Além de verificar as datas e como acessar a sua nota no Exame, você também encontrou todas as possibilidades de uso da nota do Enem!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/