Conteúdo de Física: Lançamento Vertical e Queda Livre

Em nossas últimas postagens abordamos os movimentos retilíneo uniforme e uniformemente variado (MRU e MRUV, respectivamente), apresentando os seus conceitos principais e também as equações que os regem. Nesta postagem, serão apresentados os preceitos de movimento vertical e queda livre, exemplificando também as equações principais utilizadas.

Movimento Vertical

O movimento vertical é definido como o movimento realizado por um corpo qualquer ao ser lançado, para cima ou para baixo, desde que possua velocidade inicial não nula. Deste modo, a velocidade do corpo, e consequentemente o seu movimento, são controlados pela aceleração da gravidade (g).

A gravidade pode ser encontrada com valores de 9,81 m/s2, ou 9,8 m/s2, ou até mesmo como 10 m/s2, dependendo do rigor com que o problema será tratado. Mas o que realmente importa é o sentido do movimento. A gravidade é uma força que atua em direção ao centro da terra, logo a sua aceleração está direcionada para baixo. Assim, ao lançarmos um corpo para cima, ele irá desacelerar até parar, e então começará a cair aumentando a sua velocidade!

Você então já deve ter percebido que o lançamento horizontal é um movimento uniformemente variado, que substitui uma aceleração a qualquer pela aceleração da gravidade g. Portanto, para a subida de um corpo qualquer, as equações do movimento serão:

Já para um corpo que está caindo, a mudança será apenas no sinal:

Queda Livre

Pode ser entendida como uma pequena particularidade do lançamento vertical. A queda livre irá ocorrer quando o movimento se iniciar com uma velocidade nula. Também deve ser notado que o movimento de queda livre ocorre de cima para baixo, portanto a sua aceleração será sempre positiva! As equações utilizadas para a queda livre são:

Percebemos então que o lançamento vertical, assim como a queda livre, são apenas variações do movimento retilíneo uniformemente variado. Desta forma, compreendendo o movimento principal, rapidamente será possível dominar esta particularidade.

Em seguida, vamos explorar mais conceitos derivados do MRUV, aguarde!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.