Quando vamos participar das provas do Enem e demais vestibulares importantes, associamos a disciplina de física a uma elevada quantidade de contas e operações matemáticas, uma vez que estas operações são amplamente trabalhadas em todo o ensino médio.
Apesar disso, você também deve estar ciente de que as provas e exercícios de utilizam muita interpretação dos problemas. Essa interpretação envolve não só o que o exercício está nos pedindo, mas também toda a avaliação e interpretação do fenômeno físico.
Dessa maneira, será apresentada a seguir a diferença entre intensidade, direção e sentido. Estes três conceitos, que são muito utilizados em questões da área de cinemática no Enem, devem ser compreendidos e avaliados pelos alunos em todos os problemas, então vamos entendê-los!
Indice
Intensidade
O primeiro conceito que será abordado é o de intensidade. Quando tratamos da intensidade, possuímos o objetivo principal de determinar o valor bruto de uma variável, como a massa, por exemplo. A grande maioria dos exercícios exige a determinação da intensidade das variáveis, mas é possível compreender que apenas esta intensidade é suficiente em alguns casos.
Para os casos em que apenas a intensidade é capaz de representar o que está acontecendo no problema, nomeamos a variável como uma grandeza escalar. Ou seja, as grandezas escalares são aquelas que necessitam apenas de um valor para compreendermos seu funcionamento. Por exemplo, a massa é uma grandeza escalar. Afinal, quando mencionamos que “a massa de uma cadeira é igual a 5 Kg”, a intensidade é capaz de definir todo o fenômeno.
No entanto, existem também as grandezas vetoriais, em que somente a intensidade não é suficiente para representá-las. Por exemplo, quando tratamos da velocidade, apenas o valor de 20 Km/h não é suficiente para compreendermos todo o fenômeno, uma vez que não sabemos para qual esta velocidade aponta. Assim, as grandezas vetoriais necessitam de direção e sentido para que possam ter seu fenômeno descrito por completo.
Direção
Como foi ressaltado no tópico anterior, a direção é uma das três informações que são necessárias para compreender o fenômeno que envolve uma grandeza vetorial. A direção é uma das formas que utilizamos para compreender para onde o objeto está se deslocando. Assim, temos duas opções possíveis:
- Direção horizontal;
- Direção vertical.
E cada uma destas direções possuirá dois sentidos, que serão apresentados a seguir!
Sentido
Por fim, foi mencionado no tópico anterior que cada direção possui dois sentidos diferentes. Quando tratamos da direção horizontal, os sentidos possíveis são:
- Da direita para a esquerda;
- Da esquerda para a direita.
Já quando tratamos da direção vertical, as duas possibilidades são:
- De cima para baixo;
- De baixo para cima.
Ou seja, para as grandezas vetoriais (como a velocidade), é necessário indicar qual o valor da intensidade desta grandeza, assim como a direção e sentido do movimento.
Sendo assim, foi apresentado ao longo desta publicação a diferença entre intensidade, direção e sentido. Compreender a diferença entre estes três conceitos é de grande importância para quem deseja participar do Enem. Mais do que isso, o aluno também deverá entender quais são as grandezas escalares, assim como as grandezas vetoriais.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/