O assunto da nossa postagem de hoje será a física! De maneira específica, vamos estudar sobre um conteúdo muito importante para esta área, que são os tipos de energia: potencial (gravitacional, elétrica e elástica), cinética e mecânica. Os tipos de energia merecem destaque uma vez que são cobrados de maneira recorrente no Enem e demais vestibulares. Além disso, será apresentada também uma questão exemplo, retratando como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem.
Indice
Tipos de energia
Antes de prosseguirmos, devemos alertar que para as situações descritas abaixo, não consideraremos as forças dissipativas (como o atrito, por exemplo). Desta maneira, a energia mecânica do sistema será conservada. Ocorrerá uma conversão entre energias potencial e cinética, mas a mecânica será sempre conservada. Assim:
Compreendida a energia mecânica, vamos avaliar cada tipo de energia que está presente na situação.
Energia cinética
A energia cinética de um sistema é aquela que está relacionada com o seu movimento. Deste modo, a energia cinética de um corpo é dependente da sua velocidade e, consequentemente, corpos parados não apresentam energia cinética! A energia cinética de um corpo é calculada através da equação:
Onde m é a massa do corpo e v é a sua velocidade.
Energia potencial gravitacional
Antes de falarmos sobre a energia potencial gravitacional, como a energia mecânica será mantida, à medida que a energia potencial aumentar, a energia cinética irá diminuir, e vice-versa. Entendido isso, vejamos a energia potencial gravitacional.
A energia potencial gravitacional está ligada a ação da gravidade, como o nome sugere. Para que exista a força gravitacional, é necessário que o corpo esteja à uma altura do chão. A energia gravitacional é dada pela equação:
Onde m é a massa do corpo, g é a aceleração da gravidade e h é a altura do objeto em relação ao chão.
Energia potencial elétrica
As cargas elétricas também são fontes de energia potencial. A energia potencial elétrica é calculada pela equação a seguir:
Onde k é a constante eletrostática, Q e q são as cargas elétricas do sistema e d é a distância entre as cargas.
Energia potencial elástica
A energia potencial elástica é aquela ligada à elasticidade da mola. Por exemplo, ao esticar uma mola, ela adquire “potência” para entrar em movimento. A energia potencial elástica é dada pelada equação:
Onde k é a constante elástica do material e x é a deformação sofrida pelo material (o quanto a mola esticou ou contraiu).
Questão do Enem
A questão a seguir foi retirada da prova de 2018 do Enem.
“Um projetista deseja construir um brinquedo que lança um pequeno cubo ao longo de um trilho horizontal, e o dispositivo precisa oferecer a opção de mudar a velocidade de lançamento. Para isso, ele utiliza uma mola e um trilho onde o atrito pode ser desprezado, conforme a figura.
Para que a velocidade de lançamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve”
a) manter a mesma mola e aumentar duas vezes a sua deformação.
b) manter a mesma mola e aumentar quatro vezes a sua deformação.
c) manter a mesma mola e aumentar dezesseis vezes a sua deformação.
d) trocar a mola por outra de constante elástica duas vezes maior e manter sua deformação.
e) trocar a mola por outra de constante elástica quatro vezes maior e manter a deformação.
Resposta: Alternativa b!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!