Entenda o poder da concentração na preparação para o Enem

Se você nunca refletiu a respeito, este artigo é para você. Vamos dar início ao texto de hoje explicando rapidamente o significado da palavra concentração.

Concentração consiste basicamente na capacidade do indivíduo de direcionar, voluntariamente, todo seu pensamento e atenção para um único objeto ou atividade, conseguindo ¨isolar¨ sua mente de qualquer outro pensamento / objeto / fato que possa interferir durante o processo.

Partindo deste conceito, podemos dizer que praticamente todas as nossas ações exigem concentração, sendo que, evidentemente, algumas mais e outras menos. Tarefas do cotidiano que já estão automatizadas, como se alimentar e caminhar, exigirão níveis de contração muito inferiores do que atividades cognitivas, como realizar cálculos matemáticos, por exemplo.

E é neste ponto que queremos chamar sua atenção. Concentre-se por favor para continuar sua leitura. Se a concentração está relacionada com todas nossas atividades, especialmente as que nos exigem raciocínio, certamente é uma capacidade fundamental para seus estudos e conquista de um ótimo resultado no Enem.

Inclusive ela influencia outras duas capacidades básicas que serão exigidas praticamente o tempo todo em sua preparação e também durante a realização da prova: leitura e escrita. Relacionando isso com nossa definição do segundo parágrafo, podemos concluir que, quanto maior e mais duradouro o nível de sua concentração, melhor será seu desempenho quando for ler e escrever.

Em outras palavras, ela pode e deve ser um dos principais fatores diferencias nas horas diárias que dedica para estudar e também nos dias de prova do Enem, em que passará cerca de 4 a 5 horas lendo e interpretando textos imensos para resolver cada questão.

Se você tem dificuldade para passar mais de meia hora estudando ou precisa reler duas ou três vezes um parágrafo mais elaborado para entender sua mensagem, saiba que estes são sintomas típicos de problemas de concentração.

Mas fique tranquilo que esta capacidade, assim como a força e a velocidade, pode ser treinada e aperfeiçoada. E como dito anteriormente, você pode melhorar tanto a o nível de concentração quanto a capacidade de mantê-lo por mais tempo, fatores decisivos para quem vai prestar o Enem.

O objetivo deste artigo é despertar sua consciência de que um candidato que quer arrebentar no exame deve, obrigatoriamente, ser uma pessoa com a capacidade de concentração trabalhada e bem desenvolvida.

Provavelmente você deve estar se perguntando como melhorar sua concentração especificamente para o Enem. A resposta é estudando, lendo muito, escrevendo redações e resolvendo exercícios. Desta maneira, além de se preparar para a prova, você automaticamente já estará trabalhando sua concentração.

É claro que existem técnicas específicas. Mas este não é o foco do artigo de hoje. Por hora você pode aplicar estas simples e eficientes dicas para otimizar sua concentração. Em breve traremos mais recomendações sobre o assunto.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.