Espelho da Correção da Redação Enem 2014 sairá em Breve

Aplicado há praticamente 5 meses, em 8 e 9 de novembro do ano passado, o Enem 2014 perde cada vez mais espaço em relação a próxima edição do exame, na mídia relacionada a educação. Entretanto, uma questão ainda movimenta os milhões de candidatos: o espelho da correção da redação (ou melhor, a sua não divulgação).

Algum tempo após a aplicação do Enem, o Inep (órgão responsável pela organização do exame) libera em seu sistema o acesso a uma área restrita a cada participante onde ele poderá visualizar detalhadamente a nota que tirou em cada uma das 5 competências avaliadas na redação, bem como esclarecimentos a respeito da correção. Este serviço é chamado de espelho ou vista pedagógica da redação.

Após liberar o resultado do Enem 2014, no dia 13 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) informou que a estimativa para divulgação do espelho da correção da redação era de, no mínimo, dois meses. Já se passaram mais de 70 dias e por enquanto nada, sequer uma nota de satisfação aos milhões de estudantes que prestaram o exame.

Ao entrar em contato com o atendimento telefônico do MEC no dia de ontem (02 de abril), fomos informados que ainda não há uma data prevista para acesso a vista pedagógica da prova textual. Ao insistirmos e questionarmos o atendente sobre o “atraso”, obtivemos a mesma resposta.

Apesar de nenhuma confirmação oficial, acreditamos que o acesso ao espelho da correção da redação do Enem 2014 deve ocorrer ainda neste mês de abril. Vale lembrar que a vista pedagógica da edição de 2013 foi disponibilizada a exatamente um ano, no dia 2 do mesmo mês.

O acesso a correção da redação do Enem ocorreu pela primeira vez em 2012, referente a prova de 2011, após acordo firmado entre o Ministério Público Federal e o Inep, decorrente de muitas reclamações e ações judiciais de candidatos contra a nota da redação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.