O estudo dos gases é de grande importância para os alunos que irão participar do Enem 2022. Afinal, o assunto pode ser abordado não só nos exercícios de química, mas também nas questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, serão apresentadas a seguir as transformações gasosas que são cobradas no Enem, destacando a importância de cada transformação e os exemplos clássicos de cada uma.
Indice
As transformações gasosas no Enem
Como dito no início da publicação, as transformações gasosas são extremamente importantes para quem vai participar das provas do Enem. Afinal, além de estarem relacionadas com duas áreas do conhecimento, as transformações gasosas podem ser aplicadas de forma isolada, ou ainda relacionadas com outros fenômenos, como as leis da termodinâmica.
As três transformações gasosas que devemos estudar são:
- Isotérmica;
- Isobárica;
- Isométrica.
Além disso, serão discutidos três fatores da transformação: temperatura, pressão e volume.
Transformação isotérmica
O primeiro tipo de transformação gasosa estudada é a transformação isotérmica. As transformações isotérmicas são quelas que ocorrem na mesma temperatura, ou seja, a temperatura é mantida constante ao longo da transformação. Dessa maneira, o aumento da pressão resultará na diminuição do volume, assim como uma diminuição da pressão implica em um maior volume.
O exemplo mais conhecido do nosso dia a dia pode ser observado em uma seringa. Ao vedarmos a extremidade desta seringa e pressionarmos o êmbolo, é possível notar uma redução no volume da seringa. No entanto, chegamos ao limite em que a pressão exercida pelos dedos não é suficiente para diminuir o volume. Ao reduzir esta pressão, o ar no interior da seringa se expande e o êmbolo volta para a posição original.
Transformação isobárica
Já a transformação isobárica é aquela que ocorre sob pressão constante. Com isso, a partir do momento em que há um aumento da temperatura, o volume também aumenta. Um exemplo de transformação isobárica pode ser percebido ao encher dois balões com a mesma quantidade de ar e observar o comportamento destes balões. O balão sujeito a maior temperatura também terá um aumento em seu volume!
Transformação isométrica
A transformação isométrica, que também pode ser denominada isocórica ou isovolumétrica, é uma transformação que ocorre sob volume constante. Sendo assim, quanto maior a temperatura, maior a pressão, e vice-versa. O exemplo mais comum de transformação isométrica é quando calibramos os pneus de um carro.
Você certamente já ouviu a recomendação para calibrar os pneus com o veículo “frio”. Isso ocorre porque, com uma temperatura mais baixa, a pressão no interior dos pneus é a pressão real. Com o aumento da temperatura causado pelo movimento do veículo, a pressão no interior dos pneus também aumenta, e isso influencia no processo de calibração.
Ainda precisamos tratar sobre a transformação adiabática, que também é uma transformação gasosa importantíssima e muito cobrada no Enem. Faremos isso em nossa próxima publicação, para que você também acompanhe como o conteúdo tem sido abordado no Exame Nacional do Ensino Médio!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/