Quando estudamos os assuntos de impulso e quantidade de movimento, as colisões são assuntos frequentes. Dessa forma, entender quais são os tipos de colisões é fundamental para colocar em prática este conteúdo durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Existem três tipos de colisões, e esses tipos são classificados de acordo com um parâmetro importantíssimo, que é o coeficiente de restituição. Dessa maneira, você pode acompanhar a seguir tudo sobre o coeficiente de restituição, explicando também sobre os tipos de colisão.
Indice
O coeficiente de restituição (e)
O primeiro conceito e fundamental para resolver os exercícios de colisões é o coeficiente de restituição. Esse coeficiente será utilizado para determinar o tipo de colisão, e é dependente das velocidades inicial e final de dois corpos que se colidem.
Para calcular o coeficiente de restituição, vamos considerar a colisão entre dois corpos diferentes, representados pelas letras a e b. Assim, utilizaremos a seguinte equação para o coeficiente de restituição:
Em que:
- vb representa a velocidade do corpo b após a colisão;
- va representa a velocidade do corpo a após a colisão;
- vb,0 representa a velocidade do corpo b antes da colisão;
- va,0 representa a velocidade do corpo a antes da colisão.
Tipos de colisões
Depois de calcular o coeficiente de restituição para a situação do problema, podemos classificar as colisões de três formas diferentes: colisões perfeitamente elásticas, perfeitamente inelásticas e parcialmente elásticas. A seguir, confira cada uma das colisões!
Colisões perfeitamente elásticas
As colisões perfeitamente elásticas ocorrem quando o coeficiente de restituição é igual a 1. Nesse caso, a velocidade de afastamento entre os objetos será igual a velocidade de aproximação. Além disso, desprezamos qualquer tipo de deformação nos corpos para a realização desse cálculo!
Colisões perfeitamente inelásticas
Por sua vez, as colisões perfeitamente inelásticas ocorrem quando o coeficiente de restituição é igual a zero. Dessa forma, após a colisão, os corpos ficam unidos e, consequentemente, a velocidade de afastamento entre os corpos será nula.
Colisões parcialmente elásticas
Por fim, nas colisões parcialmente elásticas, a velocidade de afastamento irá assumir um valor menor do que a velocidade de aproximação. Em função disso, o valor do coeficiente de restituição será um valor entre 0 e 1, e os terão parte da energia dissipada durante a colisão.
Dessa maneira, foram apresentados ao longo da publicação os tipos de colisões. As colisões são assuntos recorrentes quando tratamos de impulso e quantidade de movimento. Afinal, este assunto está diretamente relacionado com a área e possui aplicações muito interessantes!
Para entender melhor como funcionam as colisões, é indispensável calcular o coeficiente de restituição, que será responsável por classificar o tipo de colisão que teremos: perfeitamente elástica, perfeitamente inelástica e parcialmente elástica. Assim, conhecendo as velocidades de aproximação e afastamento, conseguimos determinar o tipo de colisão de cada problema!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/