Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais

A Lei 11645 de 2008 “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O Enem, a cada ano, tem ajudado a moldar o currículo do Ensino Médio. Estudamos o que é cobrado na prova. Dessa forma, o exame se torna uma oportunidade de conhecer e discutir conteúdos e ideias.

As relações étnico-raciais são uma questão importante a serem trabalhadas em sala de aula e exigidas no Enem. É a partir disso que refletimos sobre ações afirmativas como cotas raciais, representação identitária, convivência e respeito às diferenças culturas, crenças, cultos e tradições.

Para iniciar, vamos entender a diferença dos significados de etnia e raça.

Raça compreende os aspectos morfológicos como estatura física, cor de pele, cabelo etc. Etnia é mais amplo e compreende, além da raça, os aspectos culturais como religião, idioma e tradições.

Devido à riqueza do assunto, separamos algumas leituras importantes que guiarão seu estudo na área. Vamos lá:

  • No Portal Namu, a psicóloga Vanessa Andrade comenta sobre o projeto Afrobetizar que tem como objetivo a valorização da cultura africana. Confira aqui.
  • A secretaria de educação da Bahia traz em sua página explicações, programas, exemplos de ações e materiais de aula sobre o tema.
  • Este link da UNESCO trata sobre a discriminação racial no Brasil e contém as principais ações em prol das relações étnico-raciais.
  • A Revista Fórum traz nesta matéria um estudo sobre os resultados do sistema de cotas após 10 anos de implementação.
  • O Pragmatismo Político traz a opinião de um juiz federal sobre as cotas raciais. Leitura interessantíssima.
  • E, por último, trazemos aqui as diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais elaboradas pelo próprio Ministério da Educação.

Acreditamos que, com essa coletânea de leituras, você esteja mais preparado para entender a temática e se aperfeiçoar no estudo das relações étnico-raciais.

Em breve traremos uma questão da última edição do Enem que trata desse assunto, acompanhada da resolução e comentários do nosso professor de geografia. Não perca!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.