Guia de Profissão 2013: Engenharia Civil

Engenharia civil é o ramo da Engenharia que lida com a concepção, construção e manutenção do ambiente físico, construído ou natural, incluindo obras como estradas, barragens, edifícios e pontes. Em outras palavras, o engenheiro civil está capacitado e habilitado para projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma.

Dessa forma, a atuação desse profissional inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Baseando-se nesses estudos, desenvolve o projeto, especificando partes importantes como as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício, além de definir o material que será utilizado na construção. Já no canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Vale ressaltar também que, além de todas essas responsabilidades e funções, e assim como todo engenheiro, existem grandes possibilidades na ocupação em cargos administrativos.

 

Média Salarial inicial
Segundo o CREA-SP, o salário médio inicial é de R$ 3.732,00 (6 horas diárias).

 

Onde estão os melhores cursos?
Segundo o Guia dos Estudantes 2013, estes são os melhores cursos de Engenharia Civil do país.

 

Entrevista
Para conhecer mais sobre essa “badalada” engenharia, convidamos o Engenheiro Civil Lucas Biffe, 25 anos, formado pela UNESP (Campus Ilha Solteira/SP) no ano de 2011 e com passagem pela UNIVERSIDADE DO PORTO (Portugal – graduação “sanduíche”), no ano de 2009. No momento Lucas atua como Engenheiro Civil de Obras.

1- Porque escolheu o curso de Engenharia Civil?
Sempre gostei de construir coisas, desde os tempos de LEGO. E também, nos tempos de escola, era bom aluno na área de exatas. Assim, encontrei na Engenharia Civil a profissão perfeita que encaixou no meu perfil.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
Curso de Engenharia não é fácil, seja ela Civil, Mecânica, Elétrica… É preciso muito estudo, dedicação, empenho, determinação e muitas, muitas horas sem dormir. Devido ao curso ser integral, a carga horária é extremamente elevada. São muitas disciplinas, muitos trabalhos, muitas provas, e tudo ao mesmo tempo. Então, se você não se organizar, e se empenhar nos estudos, você vai sofrer mais ainda. Mas no fim, a recompensa da formatura vale todo o esforço.

3 – Como é exercer a profissão de engenheiro civil? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Vida de engenheiro civil não é fácil. A responsabilidade que você tem, ao construir algo, e fazer com que aquilo se sustente, e o fato de estar lidando com vidas, é algo que pode (e vai) tirar seu sono, sua tranqüilidade. Mas, a grande recompensa de, ver uma obra de arte, se transformar numa estrutura para o bem da população é a maior gratificação para um engenheiro civil.

4- No atual momento econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os engenheiros civis?
Hoje, o mercado de trabalho está aquecido. Copa do mundo, Olimpíadas, obras do PAC, melhoria da infra-estrutura das grande cidades, são contribuintes para que este mercado acelere. Porém, a realidade é que isto não vai ser para sempre. A oferta de engenheiros está grande também, e a tendência é que o mercado comece sua desaceleração.

5- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade.
A área da engenharia é linda. É exaustiva mas vale cada pingo de suor no corpo. Vale a pena seguir carreira e procurar o seu diferencial quanto aos outros, sempre!!! E com uma boa universidade, de renome, prestigiada, é um começo para se destacar quanto aos muitos que estão por vir. Portanto, dedique-se, estude bastante, e SERÁ UM GRANDE PROFISSIONAL!!!
 
 
Quer mais informações sobre esta promissora carreira? Então dê uma olhada nos sites e blogues que separamos abaixo! E não se esqueça que na sexta-feira que vem tem mais “Guia de Profissão 2013” aqui no Portal infoEnem!

http://www.engenhariacivil.com/

http://engenhariacivil.wordpress.com/

http://conversadeengenheiro.blogspot.com.br/

http://www.pergunteaoengenheiro.com.br/

http://engenhariacivilpcp.blogspot.com.br/

http://www.engenhariacivilbrasil.com/

http://www.ecivilnet.com/

 


*A equipe infoEnem agradece ao Engenheiro Civil Lucas Biffe, pela colaboração e entrevista que contribui para decisão de nossos leitores interessados nesta profissão.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.