História da Arte no Enem

História da arte no Enem.

Museu de arte Chicago.

Disponível em: http://www.chicago.com.br/art-institute-of-chicago/

Conhecida pelo domínio da leitura de obras como escultura, pintura e arquitetura, a história da arte vem conquistando espaço significativo dentro do conteúdo de artes para a prova do Enem.

O domínio deste assunto, é causado pela exploração do senso crítico e apreciação em detalhes visuais que muitas vezes passam despercebidos em nosso cotidiano. Será que a história da arte aborda apenas conteúdos artísticos? Podemos perceber em nosso dia a dia, inúmeros detalhes em que a arte entra em cena e insere seu contexto ao longo da história.

Para um bom desempenho nas questões de artes e de outros conteúdos, sabemos que é necessário o auto domínio interpretativo do assunto, e para ter conhecimento, devemos nos informar, estudar e procurar conhecer sobre o tema.

Como estudar artes?

  • Podemos pesquisar sobre movimentos artísticos no mundo;
  • Estudar períodos históricos e como a sociedade vivia;
  • Observar obras de arte entendendo seu contexto, seu nome, seu período e o artista que a produziu;
  • Observar e questionar sobre o que o artista estava se referindo e o porquê desta criação;
  • Compreender como a obra foi feita;
  • Refletir sobre obras de artes, culturas, povos e arquitetura do local estudado.

Um dos grandes objetivos dos museus e espaços culturais é propagar o conhecimento através da arte e de modo educativo, além de conservar coleções e recontar através das exposições um determinado fato ou período histórico, podendo ser uma relação biográfica com o artista, ou uma desconstrução da narrativa histórica através de um olhar crítico sobre determinado tema, posteriormente, trataremos sobre exposições nas questões de provas. É através da cultura que podemos conhecer um vasto caminho de possibilidades e criatividade, sendo assim, faz-se necessário conhecermos as ferramentas que nos oferecem o acesso a este conhecimento.

Museu de arte Chicago.

Disponível em: http://www.chicago.com.br/art-institute-of-chicago/

Questão(ENEM – 2019)

Questão 15. O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte. Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus. A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.

Disponível em: www.revistabula.com.

Acesso em: 5 dez. 2018 (adaptado).

A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por

 a) evidenciar a subjetividade da reportagem com base na fala do historiador de arte.

b) convencer o leitor a fazer o acesso on-line, levando-o a conhecer as obras de arte.

c)  informar sobre o acesso às imagens por meio da descrição do modo como acessá-las.

d) estabelecer interlocução com o leitor, orientando-o a fazer o download das obras de arte.

e) enaltecer a arte, buscando popularizá-la por meio da possibilidade de visualização on-line.

Resolução:

A alternativa correta é a letra C.

A intenção desta questão é que o leitor seja convencido a acessar o conteúdo de modo on-line através do conhecimento e de acesso a coleção de 44 mil imagens conforme consta no trecho inicial do texto, explicando assim, de modo descritivo sobre o funcionamento do site, como fazer downloads das obras e seu domínio público (livre e gratuito).

Agora que você conhece um pouco mais sobre o acesso a conteúdos gratuitos e de domínio público, que tal acessarmos alguns acervos digitais disponíveis:

National Gallery of Art:  <https://www.nga.gov/open-access-images.html>

Rijksmuseum: <https://www.rijksmuseum.nl/en/rijksstudio/artists>

 Metropolitan Museum of Art: <https://www.metmuseum.org/art/the-collection>

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like