Cultura brasileira e História da Arte no Enem

A diversidade da cultura brasileira é algo bastante cobrado nas provas do Enem e que faz parte dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Já tratamos no infoEnem, recentemente, sobre as relações entre diferentes etnias, ou seja, diferenças de raças e culturas. Para ler mais sobre esse assunto, veja esta matéria.

Esse assunto pode ser abordado no Enem a partir de diferentes viés, por ser bastante interdisciplinar. Já mostramos e resolvemos uma questão de Geografia, do caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias sobre isso. Reveja aqui.

Hoje, dando continuidade a esse assunto tão amplo e importante, vamos analisar como ele pode ser abordado a luz da História da Arte. A questão abaixo é do caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e foi retirada das Apostilas para o Enem do nosso Portal. A resolução dessa questão, assim como de todas desse caderno das últimas seis edições do Exame, foi elaborada pela Professora Margarida Moraes, formada em Letras pela USP e que também faz parte da equipe de corretores de nosso Curso de Redação.

Enem 2009 – Caderno Azul – Questão 91

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.

MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

alternativas

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO

Alternativa A

De acordo com os Parâmetros Curriculares, é necessário conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País, além de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Desta forma, espera-se que o aluno tenha conhecimentos de História da Arte, no que tange os Movimentos e Escolas artísticos, além de conhecimentos de Cultura Afro-Brasileira.

Somente a obra apresentada na alternativa A apresenta elementos da cultura africana (símbolos religiosos ligados ao Candomblé). As demais obras apresentam elementos clássicos ou abstratos.

Quer um acervo com mais de 1.000 questões de anos anteriores do Enem resolvidas e comentadas com esta mesma clareza? Então conheça agora mesmo o melhor material preparatório para o Enem!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.