Horário de Verão Deve Mudar Por Conta do Enem 2018

A data de início do Horário de Verão deve mudar neste ano por conta do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Isso porque, de acordo com o cronograma do Governo Federal, o referido horário está previsto para entrar em vigor justamente no primeiro dos dois domingos de provas da avaliação, portanto em 4 de novembro.

Tendo em vista que o Horário de Verão, por não ser utilizado em todos os 27 estados brasileiros, causa confusão em inúmeros de candidatos, uma vez que o Enem começa exatamente no mesmo instante em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente Michel Temer e à Casa Civil que a mudança nos relógios aconteça apenas depois da aplicação do exame nacional, que encerrará em 11 de novembro.

Durante a elaboração do calendário oficial que consta no Edital do Enem 2018 (baixe aqui), o MEC e Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – não consideraram que a realização das provas iria coincidir com o começo do período do horário de verão.

Além dos transtornos com a confusão de horário de início da aplicação em cada estado, que faz com que muitos participantes percam a hora e consequentemente o exame, outro fator fundamental colabora para a solicitação do MEC/Inep: a questão da logística, especialmente na região Norte do país, na qual determinados municípios ficam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília.

Vale lembrar que, tradicionalmente, o Horário de Verão começa no fim do mês de outubro, mais especificamente no terceiro final de semana, entretanto, neste ano já houve uma prorrogação de seu início para o primeiro final de semana de novembro – às 23h do sábado deve-se adiantar o relógio em 1h – justamente para não ocorrer na mesma data do segundo turno das Eleições 2018.

O cronograma prevê que o atraso dos relógios, ou seja, o fim do Horário de Verão, aconteça em 16 de fevereiro de 2019, nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O requerimento foi formalizado nesta quinta-feira (27) pelo MEC após conversas informais entre o seu representnte, o ministro Rossieli Soares, o presidente Temer e também os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia). O Palácio do Planalto ainda não emitiu uma resposta oficial sobre o pedido, lembrando que essa eventual mudança depende de alteração em decreto presidencial.

Fim do Horário de Verão Chegou a Ser Discutido Pelo Governo

É interessante também mencionar que a continuidade do Horário de Verão vem sendo discutida por membros do governo responsáveis por sua utilização. Estudos conduzidos pelo Ministério de Minas e Energia mostram que o consumo de energia elétrica está mais relacionado a temperatura do que diretamente a hora. Entenda melhor sobre este recurso nesta matéria publicada aqui no Portal infoEnem.

Fonte: O Globo

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.