Na última quinta-feira (03), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu pela primeira vez o comitê de governança formado para acompanhar a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro foi realizado para o órgão apresentar as estratégicas de logística de segurança e a metodologia de avaliação que serão aplicadas no exame deste ano.

Entre os membros participantes do Comitê, encontram-se a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem ); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);  a Secretaria de Educação Básica (SEB);  a Secretaria de Educação Profissional e Tecenológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Durante a reunião os servidores do Inep mostraram a nova metodologia de segurança para o exame. Entre as novidades apresentadas, merecem destaque a descentralização de ações de uma só empresa para a preparação, elaboração, transporte e aplicação das provas e o cadeado eletrônico, que registra o local e a hora em que foi aberto e fechado o malote das provas.

No encontro os participantes também puderam conhecer um pouco sobre a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para avaliação e atribuição das notas do exame, que foi motivo de muitas dúvidas e polêmicas na edição de 2011.

Um dos representantes do Consed, o Secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Marcos Barbosa, destacou a importância do encontro. “Foram apresentados aqui, temas muito importantes. Eu acredito que o prosseguimento destas reuniões fará com que o Enem seja aprimorado e mais conhecido”, concluiu.

A próxima reunião do comitê está prevista para o dia 28 de junho.

 

Veja também:

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.