Inscrições no Segundo Fies 2015 Começam em 3 de Agosto

As inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente a contratos deste segundo semestre vão de 3 a 6 de agosto. A confirmação veio através de edital publicado pelp Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de julho.

De acordo com o documento, que também determina a regra para concessão dos financiamentos de cursos em instituições particulares, as inscrições não serão mais realizadas no Portal do programa do governo. A partir de agora os interessados em usufruir do benefício deverão se inscrever no endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br, que até o momento redireciona para o site do MEC.

Segundo mudanças anunciadas recentemente, as exigências para participar deste novo modelo de seleção do fundo de financiamento são três: ter prestado qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota média igual ou superior a 450 pontos; possuir renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos (R$ 1970) por pessoa; e não possuir diploma de ensino superior. Para este grupo o critério para oferta do financiamento não será mais por ordem de inscrição, e sim pelo desempenho no exame nacional.

Professores da rede estadual estão isentos de cumprir os três requisitos citados anteriormente. Já os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 não precisam ter prestado o Enem, porém continuam tendo que cumprir as outras exigências. Em ambos os casos a seleção será feita levando-se em conta critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram.

Seguindo o cronograma do Fies, após o período de inscrições haverá uma chamada única, em 10 de agosto, na qual constará a relação dos selecionados para o benefício. Nesta data também será divulgada a lista de espera dos candidatos não convocados. Os convocados terão prazo até o dia 13 seguinte para providenciar a contratação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.