Inscrições Para o Segundo Fies 2015 Estão Abertas

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu o prazo de inscrições para oferta de 61.500 novos contratos neste segundo semestre de 2015. O prazo segue até às 23h59 da próxima quinta-feira, dia 6 de agosto.

Para poder se inscrever para tentar o benefício o estudante deve antender as seguintes exigências: não possuir formação em curso superior; ter renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos (R$ 1970) por pessoa; Ter prestado qualquer edição do Enem desde 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e desempenho diferente de zero na redação.

Ficam isentos do pré-requisito de ter prestado o exame nacional os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 e os professores da rede pública de ensino que se inscreverem em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação.

O processo é gratuito e deve ser realizado online, neste endereço eletrônico (fiesselecao.mec.gov.br). Ao acessar o sistema pela primeira vez, o visitante deverá realizar seu cadastro por meio de preenchimento da ficha virtual.

 

Imagem: Reprodução/Sistema informatizado do Fies
Imagem: Reprodução/Sistema informatizado do Fies

 
Conforme explicado na própria página do Fies, esta edição do programa traz uma série de mudanças e novas regras passam a entrar em vigor. Uma delas diz respeito as notas do Enem, que passam a ser usadas como base para classificação dos estudantes no processo seletivo. Confira as outras na relação abaixo:

  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos com conceitos 5 e 4 no Sinaes;
  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas áreas de formação de professores (licenciatura, pedagogia e normal superior), saúde e engenharias;
  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro–Oeste, exceto o Distrito Federal;
  • Concessão de desconto de 5% no valor das mensalidades, pelas instituições, para os estudantes financiados pelo Fies.

A chamada única que conterá a lista de aprovados para receber o benefício do Fies será divulgada daqui uma semana, em 10 de agosto, mesma data em que será formada a lista de espera. Neste caso, havendo vaga não ocupada, será de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção.

Os concorrentes selecionados na convocação regular terão prazo entre 13 e 22 de agosto para conclusão da inscrição no Sisfies. Já para os classificados na lista de espera este período será de 10 dias a partir da data de sua seleção.

Renovação de Contratos em Andamento

Juntamente com a abertura das inscrições para novas vagas, o Ministério da Educação (MEC) também reabriu o prazo para estudantes que já utilizam o Fies providenciarem a renovação dos contratos em andamento. A assessoria de comunicação do ministério informou que menos de 100 mil pessoas estão nesta situação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.