Meio que de surpresa, o MEC confirmou (e adiantou!), na tarde de ontem, diversas datas e dados importantes referentes ao Enem de 2013. As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Já as inscrições começarão na próxima segunda, dia 13, e terminarão no dia 27 de maio.

Os estudantes terão até o dia 29 de maio para pagarem a taxa de inscrição, que foi mantida no valor de R$ 35. Estudantes de escolas públicas ou que sejam de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar a taxa.

Segundo o MEC, o Edital com todas as regras e procedimentos referentes à próxima edição do Enem será publicado ainda hoje (09), no diário oficial da União.

A expectativa do ministério é de que até 6,1 milhões de estudantes se inscrevam no exame – o que representaria um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Pensando nisso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante fez um apelo para que só se inscrevam candidatos que efetivamente pretendam fazer a prova. Segundo ele, em 2012, 1,5 milhão de inscritos no exame deixaram de comparecer.

As provas serão realizadas em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio. Este ano, o processo de certificação do Enem contará com 3.622 pontos de atenção.

Quanto às esperadas mudanças, diversas melhorias foram anunciadas para esta edição do Enem, principalmente referente à correção da redação. Detalharemos todas essas mudanças após as mesmas serem confirmadas na publicação do Edital.

Outra melhoria, garantida pelo ministro, foi atendimento telefônico para todos os participantes que solicitarem atendimento específico e diferenciado.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.