Atualmente, o volume de dados e informações que recebemos é cada vez maior. Em função disso, é de grande importância atuar de modo a organizar estes dados de uma forma clara e eficiente, para aproveitar estas informações da melhor maneira possível. Assim, as matrizes ganham espaço.
Uma matriz é uma forma de representação de dados, que traz uma divisão entre linhas e colunas. Isso facilita a organização dos dados, e as matrizes estão cada vez mais presentes. Com isso, as matrizes também ganharam espaço nas provas de matemática do Enem.
Dessa maneira, você acompanha a seguir as principais informações sobre as matrizes, entendendo como é possível organizá-las e como utilizar as informações contidas em uma matriz. Além disso, você também conhecerá os próximos conceitos sobre o assinto, que serão importantes para a resolução de questões de matemática do Enem.
O que são matrizes e qual a sua importância?
Em primeiro lugar, é interessante compreender a importância das matrizes. Afinal, ao compreender as aplicações das matrizes, ficará ainda mais fácil colocar estes conceitos em prática. Dito isso, vamos conferir a seguir o que são as matrizes e também porque essas matrizes são importantes.
As matrizes são uma forma de representação de dados (normalmente numéricos), através de uma divisão de linhas e colunas. Esse tipo de divisão facilita muito a organização dos dados, uma vez que é possível dividir as linhas e colunas de acordo com um critério específico.
Dessa forma, as matrizes são importantes para organizar informações e exibi-las de forma organizada. Com isso, empresas que precisam avaliar critérios diferentes de uma única vez utilizam as matrizes para representar os valores, a fim de tornar o processo de identificação e seleção ainda mais eficiente.
Como são compostas as matrizes?
Depois de entender a importância das matrizes, chegou a hora de acompanhar como as matrizes são compostas. Apesar de existirem diversos conceitos envolvendo uma matriz, como as suas classificações, entender o funcionamento básico da matriz é indispensável para utilizá-las.
Assim, o aluno deverá compreender os conceitos de linha e coluna de uma matriz. As linhas são as filas que estão dispostas na horizontal, enquanto as filas verticais recebem o nome de colunas da matriz. Desse modo, é fundamental colocar estes conceitos em prática.
Por exemplo, a matriz abaixo possui cinco linhas e cinco colunas. Assim, identificar corretamente as linhas e colunas fará com que você encontre os elementos certos. Assim, se desejarmos selecionar um elemento localizado na terceira linha e quarta coluna, saberemos que o elemento é o número 7!
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação os conceitos iniciais que envolvem o uso de matrizes. Em função da importância desta ferramenta, exercícios envolvendo matrizes se tornaram frequentes no Enem. Compreender os conceitos de linha e coluna da matriz é o primeiro passo para acertar todos os exercícios desse assunto!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!