MEC Usa Enem e Caçoa de Eliminação de Alemanha na Copa do Mundo

Após a eliminação precoce da Alemanha na Copa do Mundo 2018, decorrente da derrota de 2 x 0 para a Coreia do Sul na manhã da última quarta-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) publicou uma postagem na rede social Facebook usando o Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – para caçoar do episódio.

O meme é composto de uma arte com a frase “Estude para o Enem 2018 – Provas 4 e 11 de novembro“, sendo que o dígito “2” é substituído pela bandeira da Coreia do Sul e o “0” pela da Alemanha, fazendo analogia ao placar da partida de 2 x 0, conforme a imagem a seguir.

A brincadeira relembra a piada que viralizou nas redes sociais na virada de ano de 2016 para 2017, quando milhares de usuários reproduziam uma frase de votos de feliz ano novo na qual os dígitos “1” e “7” eram trocados pelas bandeiras do Brasil e da Alemanha, respectivamente, em alusão ao a eliminação da seleção brasileira na semi-final da Copa do Mundo de 2014 diante do país europeu, pelo resultado histórico de 7 x 1.

Na chacota o perfil do MEC ainda foi concluída com a seguinte mensagem:

#Enem2018 – Não fique chutando por aí. Estude com a #HoradoEnem. O programa é exibido na TV Escola de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h, ou a qualquer momento no aplicativo e no canal do YouTube.

Assista: https://goo.gl/dFgnAj

A brincadeira do órgão responsável pelo Enem entrando no clima de Copa do Mundo fez sucesso entre os estudantes não apenas no Facebook, mas também em outras redes sociais como o Twitter e Instagram.

Esse tipo de publicação identifica-se com a linguagem dos alunos e, através dela, chama atenção para que não deixem de lado os estudos e as provas, mesmo num período do ano em que é mais fácil perder o “fio da meada” na preparação, afinal as férias de julho estão chegando e estamos entrando no momento de definição da Copa do Mundo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.