Pagou a Taxa do Enem 2018 e a Inscrição Não Confirmou? Saiba o Que Fazer

Ano após ano milhares de candidatos não beneficiados com a isenção da taxa de inscrição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – se desesperam ao pagarem o boleto e mesmo assim continuarem visualizando a seguinte frase (em vermelho) na página da acompanhamento:

Inscrição aguardando o pagamento da GRU.

Se você encontra-se nessa situação, primeiramente acalme-se. Isso ocorre porque os bancos levam um período para compensarem os pagamentos realizados, conforme esclarece em nota a assessoria de comunicação social do próprio Inep, órgão responsável pela organização, elaboração e aplicação do exame:

As instituições bancárias precisam de três a cinco dias úteis para comunicar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Até o final deste prazo, assim que a informação de que a taxa foi paga é repassada, automaticamente o sistema online do Enem 2018 altera o status de inscrição de não confirmada para “Inscrição concluída com sucesso“, mensagem que fica na cor verde, da mesma forma como aparece para os candidatos isentos de quitar a taxa.

Ainda segundo orientações do Inep, caso o status da inscrição não mude passados os 5 duas úteis, lembrando que não conta-se sábados, domingos e feriados, será necessário entrar em contato com o atendimento telefônico do MEC pelo número 0800 616161 (ligação gratuita que deve ser feita de uma linha fixa) para esclarecer o caso.

Custo é de R$ 82 e Prazo Para Pagamento Vence em 23 de Maio

No Enem 2018 a taxa de inscrição manteve o valor de R$ 82 da edição do ano passado. Apesar das inscrições encerrarem em 18 de maio, o boleto do Banco do Brasil (BB) referente a GRU pode ser pago até o dia 23 do mesmo mês, respeitando o horário bancário. O mesmo pode ser gerado e impresso seguindo estes passos e quitado em qualquer banco (BB, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú etc.), casas lotéricas ou até mesmo agências dos Correios.

Fonte: Portal Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.