Portal infoEnem Lançará Apostilas Enem 2015 Amanhã

Quem acompanha diariamente o infoEnem já sabe: Amanhã é o dia oficial do lançamento das nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2015! Um material que, ano após ano, vem ganhando mais espaço no cenário nacional, tornando-se um dos maiores em número de clientes satisfeitos dentre tantos existentes no mercado.

Tamanho sucesso tem explicação. A qualidade das nossas Apostilas Enem 2015 supera qualquer expectativa. São exatamente 1.105 questões. Em outras palavras, TODAS as edições do exame, desde 2009, resolvidas e comentadas com riqueza de detalhes. Com explicações extremamente didáticas e objetivas, nosso material facilita a fixação dos conteúdos na hora de estudar.

E na véspera do lançamento, nada melhor que dar um último aperitivo do material que o maior portal do Enem irá disponibilizar amanhã! Segue uma questão de química orgânica que apareceu no Enem 2014, resolvida e comentada pelo professor Jeferson dos Santos (UNICAMP).

Enem 2014 – Caderno Amarelo – Questão 60

O estudo de compostos orgânicos permite aos analistas definir propriedades físicas e químicas responsáveis pelas características de cada substância descoberta. Um laboratório investiga moléculas quirais cuja cadeia carbônica seja insaturada, heterogênea e ramificada.

A fórmula que se enquadra nas características da molécula investigada é

a) CH3-(CH)2-CH(OH)-CO-NH-CH3.
b) CH3-(CH)2-CH(CH3)-CO-NH-CH3.
c) CH3-(CH)2-CH(CH3)-CO-NH2.
d) CH3-CH2-CH(CH3)-CO-NH-CH3.
e) C6H5-CH2-CO-NH-CH3.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa B

Ao lermos o enunciado não nos restam dúvidas de que para resolvê-la devemos estar familiarizados com todos os conceitos apresentados. Sendo assim, vamos definir cada um deles:

  • Molécula quiral: também chamada de assimétrica, é identificada pela presença de um carbono quiral que é aquele que apresenta quatro ligações simples cujos ligantes são todos diferentes entre si.
  • Cadeia carbônica insaturada é aquela que apresenta ao menos uma ligação covalente dupla ou tripla, entre os carbonos da cadeia, também chamadas de insaturações.
  • Cadeia carbônica heterogênea é aquela que apresenta ao menos um heteroátomo que, por sua vez, é qualquer átomo que não seja carbono ou hidrogênio que esteja presente na cadeia, isto é, entre os carbonos que a compõe.
  • Cadeia carbônica ramificada é aquela que possui mais de duas extremidades.

Analisando as fórmulas estruturais simplificadas de cada alternativa é possível identificar qual delas se enquadra nas características da molécula investigada. Contudo, para facilitar a visualização, iremos analisar representando as fórmulas na forma estrutural juntamente com sua classificação:

 
Alternativa A:

organica1

Classificação:

─ possui um carbono quiral; ✓
─ insaturada; ✓
─ heterogênea; ✓
─ normal (não ramificada). ✗

 
Alternativa B:

organica2

Classificação:

─ possui um carbono quiral; ✓
─ insaturada; ✓
─ heterogênea; ✓
─ normal (não ramificada). ✓

 
Alternativa C:

organica3

Classificação:

─ possui um carbono quiral; ✓
─ insaturada; ✓
─ homogênea; ✗
─ ramificada. ✗

 
Alternativa D:

organica4

Classificação:

─ possui um carbono quiral; ✓
─ saturada; ✗
─ heterogênea; ✓
─ ramificada. ✓

 
Alternativa E:

organica5

Classificação:

─ não possui um carbono quiral; ✗
─ insaturada; ✓
─ heterogênea; ✓
─ mista. ✗

Como o laboratório investiga moléculas quirais cujas cadeias carbônicas sejam insaturadas, heterogêneas e ramificadas, a fórmula que se enquadra nestas características é a que aparece na alternativa B.

Comentário: Um cuidado que o aluno deve ter com o conceito de carbono quiral é quanto aos ligantes. Note que os átomos ao lado dos carbonos quirais são igualmente carbonos, porém considera-se como ligante diferente toda a ramificação. A questão avaliou os conceitos básicos e iniciais da química
orgânica, e para resolvê-la, o aluno precisa estar familiarizado com os vários tipos de cadeia carbônica existentes.

Conteúdos envolvidos: Química orgânica (classificação de cadeias carbônicas).

Basta comparar qualquer resolução encontrada na internet para perceber a diferença! A resolução do professor Jeferson não tem paralelos!

Portanto, não se esquece: O lançamento das apostilas do Preparatórias para o Enem 2015 será amanhã, 03 de fevereiro!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.