Após anunciar, durante a semana, que as inscrições da segunda edição do Programa Universidade Para Todos deste ano estarão abertas entre 26 e 29 de junho (leia mais), o MEC – Ministério da Educação – liberou a consulta as mais de 174 mil bolsas e vagas disponíveis no Prouni 2018/2.
Os interessados em participar desta edição podem fazer a pesquisa das 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais distribuídas nas 1.460 instituições de ensino superior privadas pela internet, na página do programa: siteprouni.mec.gov.br.
Após escolher a opção “Pesquisar bolsas”, é possível realizar a procura pelo nome do curso, por instituição de oferta do benefício ou por município em que a oportunidade é disponibilizada. Dentro de uma mesma consulta, o sistema oferece ferramentas mais avançadas para filtrar os resultados por instituição, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme imagem de reprodução abaixo.
Vale lembrar que, de acordo com as regras do Prouni, para se inscrever o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e conquistado nota mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Além disso, deve atender cumulativamente aos pré-requisitos listados a seguir.
- Não possuir diploma em curso superior (graduação);
- ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou privada como bolsista integral;
- possuir renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por pessoa para bolsas parciais e de até 1,5 salário per capta para bolsas integrais.
A fase de inscrições é gratuita e nela os candidatos poderão escolher mais de uma opção de bolsa, curso e instituição, por ordem de preferência. Será possível alterar as opções escolhidas durante o prazo, sendo a última indicação registrada a considerada válida.
O passo a passo para realizar a inscrição no Prouni 2018/2, bem como a cobertura de todas as etapas subsequentes deste processo seletivo, como a divulgação da primeira e segunda chamadas, estarão disponíveis aqui no Portal infoEnem. Fique de olho em nossas publicações e leia nosso informativo sobre o assunto!