Provas do Enem 2013 Prisional serão aplicadas hoje e amanhã

A partir das 13h de hoje, 3 de dezembro, mais de 30 mil pessoas privadas de liberdade que cumprem medidas socioeducativas farão o primeiro dia de provas da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prisional.

O exame será aplicado nas próprias unidades prisionais ou socioeducativas espalhadas por todo o Brasil. Assim como ocorre com a edição tradicional do Enem, as provas serão compostas por 180 questões objetivas mais a redação, dividas em dois dias.

Hoje os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver as questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Amanhã, terão 1 hora a mais de prova, pois além das 90 questões de linguagens e códigos e matemática, também irão escrever a redação.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mapeou o perfil dos candidatos e revelou algumas informações interessantes. A que merece maior destaque mostra que 23.405 (77%) dos participantes tem como objetivo a retirada do certificado do ensino médio. Vale ressaltar que, caso o candidato atinja a pontuação necessária para isso, ele poderá concorrer a vagas em universidades públicas via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), bolsas de estudo em faculdades através do ProUni (Programa Universidade para Todos) e no curso técnico, pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). No caso de aprovação, o detento poderá cursar o ensino superior de forma presencial em regime semiaberto ou de forma indireta, no qual terá acesso às gravações das aulas.

Outro dado interessante fornecido pelo Inep diz respeito a faixa etária dos candidatos que farão o Enem 2013 prisional. A maioria dos inscritos tem entre 22 e 40 anos, sendo que 9 mil têm entre 22 e 30 anos e 8,6 mil, de 31 a 40. Além disso, o órgão ainda informou que nesta edição o número de inscritos aumentou cerca de 30% em relação a 2012, quando contou com 23,6 participantes. Lembramos que todos os candidatos foram isentos dos R$ 35 da taxa de inscrição.

Os gabaritos das provas serão divulgados até o próximo dia 9 de dezembro. Já os resultados, sem data prevista, poderão ser acessados somente pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição, disponibilizados no nesta página, mediante a inserção da senha pessoal.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.