Provas do Enem Começarão Mais Tarde Este Ano

O Enem trouxe uma série de mudanças para esta edição, como por exemplo o valor da taxa de inscrição que subiu de R$ 35 para R$ 63. Uma das mais importantes delas diz respeito ao horário de início das provas, que neste ano será às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Até 2014 o exame começava às 13h.

Vale esclarecer, entretanto, que o horário de abertura e fechamento do acesso aos locais de prova continua o mesmo. Portanto, os portões de entrada das salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

Conforme afirmação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, apesar de sutil esta mudança é fundamental, pois ajuda na maior organização e segurança do Enem 2015.

Soares explicou que o fato de todos os candidatos estarem na sala meia hora antes do início das provas permite que os aplicadores e chefes de sala abram os malotes que contêm os testes na presença e testemunho de todos. Além disso, também proporciona maior conveniência para que os fiscais passem os detectores de metal nos participantes.

Outra vantagem decorrente da medida é que elimina as diferenças de tempo de início das provas entre as salas de um mesmo local. No Enem 2014, por exemplo, enquanto o exame havia começado 13h numa sala muitas vezes inciava as 13h10 ou 13h05 em outras.

esquema_enem

Com a mudança de início das provas determinadas pelo Edital, e seguindo o esquema de duração indicado na imagem acima, o primeiro dia encerrá às 18h enquanto o segundo dia, mais longo por conta da redação, irá terminar às 19h.

O último alerta feito pelo presidente do Inep diz respeito as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor porém não é adotado em todos os estados brasileiros. Temos ainda diferenças decorrentes do fuso-horário de alguns estados em relação ao horário de Brasília.

Em breve traremos uma publicação informando a hora de início das provas de 24 e 25 de outubro em cada estado, considerando todas estas diferenças de horários. Fique ligado!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.