Questão Exemplo da Apostila para o Enem 2013Quem acompanha o infoEnem já sabe que estaremos lançando, agora em janeiro, um curso preparatório para o Enem 2013.

Como tínhamos adiantado, serão 4 apostilas que contemplarão mais de 720 questões resolvidas e comentadas pelos melhores professores do país.

Mas falar que são os melhores não basta. Tem que provar.

Como estamos em fase final do desenvolvimento do nosso produto, podemos dar uma pequena demonstração da qualidade do material que está a caminho.

Sem muita delonga, segue uma questão resolvida pelo nosso professor de geografia (Bruno Picchi), que num momento oportuno apresentaremos com maiores detalhes.

Agora, apenas uma demonstração do que ele é capaz ao “comentar” uma questão.

 

Questão 09 do Enem de 2011 (caderno amarelo)

Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.

GROSSARD. C. Le Monde Diplomatique Brasil.                             Ano 3,   n.º 36. 2010 (adaptado)

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

A) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

B) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.

C) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

D) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.

E) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

 

Resposta: alternativa A

Resolução e comentário: A obsolecência é o tempo de vida útil de um aparelho. Tem se observado que, para estimular o consumo, maximizando o lucro de empresas, tais aparelhos, geralmente de tecnologia da informação (computadores, lap tops, palm tops, celulares) apresentam cada vez uma menor vida útil. A este processo denomina-se obsolecência programada.

A crescente busca por matéria prima, impactando o meio ambiente, é consequência indireta deste processo. Além deste tipo de impacto, a geração de resíduos anteriores, durante e pós produção industrial também tendem a crescer. Tais resíduos, como na maioria das cidades brasileira, são dispostos de maneira incorreta através de “lixões”, ou seja, áreas geralmente afastadas de grandes centros urbanos, que recebem resíduos sem triagem, de qualquer, não possuem impermeabilização do solo, o que causa a infiltração e contaminação dos recursos hídricos, e, ainda, não controla o fluxo de pessoas. Assim, se estabelece um comércio de materiais recicláveis sem o menor controle de condições de trabalho e de higiene.

Atualmente, as áreas utilizadas pela silvicultura, ou seja, plantações de pinus e eucalipto, tem 40% de sua produção total direcionada às indústrias de celulose, especificamente à produção de embalagens de produtos. Este dado contribui para o aumento do montante de resíduo gerado, potencializado pela questão da cultura do consumo desenfreado. Vale também lembrar que, atualmente, municípios com problema de disposição final de seus resíduos estão “exportando lixo”, ou seja, vem ocorrendo um verdadeiro comércio intermunicipal de resíduos sólidos pela falta de espaço para a construção de novos aterros sanitários.

Já imaginou TODAS as questões das ultimas 4 edições do Enem comentadas dessa maneira?

 

Veja também o dia do lançamento e outros exemplos de resoluções dos nossos professores:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.