Redação do ENEM: é hora de se planejar.

A semana passada foi repleta de ansiedade devido a divulgação das notas individuais do ENEM 2013 e a abertura do processo seletivo pelo Sisu e os dias que se seguiram foram um misto de alegria (dentre os que obtiveram notas acima da média e na média) e de tristeza e até frustração (dentre aqueles que obtiveram notas abaixo da média). Para esses e para os que, neste ano de 2014, começarão a se preparar e a estudar para o ENEM 2014, é hora de se planejar, e não só em relação a redação.

Para os alunos ingressantes no Ensino Médio, um conselho de quem já passou por isso: aproveitem estes três anos restantes e estudem o máximo que puderem! Sabemos que a fase também requer diversão – quem não gosta de se divertir? – mas aproveitar este período é fundamental para alicerçar conceitos do Ensino Fundamental que serão revisados e aprender com eficácia novos conteúdos. Matéria dada, é matéria estudada em casa, além das lições de casa. Antecipem-se e levem as dúvidas aos professores o quanto antes e leiam, leiam bastante e de tudo, desde histórias em quadrinhos até jornais e revistas de grandes circulação, além do que é gostoso e prazeroso para vocês. Lembrem-se que o ENEM requer candidatos atualizados.

Já para os alunos formandos no Ensino Médio, é o momento de intensificar os estudos e de mergulhar de cabeça na preparação não só para o ENEM, mas para os demais vestibulares. A associação do colégio com um cursinho pode ser uma ótima ideia caso seja possível, além, é claro, do estudo em casa, sozinho ou com os amigos. Grupos de estudos, com pessoas com aptidões de diversas áreas, nos quais um ajuda o outro, funcionam, além de fortalecer laços de amizade, tão importantes na vida.

Falando em cursinho, há os pagos, normalmente oriundos das grandes redes particulares de escola, os quais neste começo de ano realizam exames de bolsas, e os populares, frutos de projetos sociais que visam a inclusão das minorias nas universidades, principalmente as públicas. Aliás, várias faculdades e universidades brasileiras possuem cursinhos populares, nos quais os próprios alunos são os professores, com mensalidades simbólicas, já que todo o trabalho é, normalmente, voluntário. Basta procurar, em sua cidade ou na sua região, por meio da internet, por exemplo, um projeto como este. Vale a pena!

Para aqueles que já se formaram no Ensino Médio e querem fazer um cursinho, seja ele qual for, ir à instituição e conversar com os professores, além de conhecer o espaço físico e o material didático é muito importante; saber de antemão a carga horária, os plantões, as correções das redações e os simulados também ajuda na hora de decidir que cursinho fazer. Porém, é válido ressaltar que cursinho, sozinho, não faz ninguém passar em um vestibular ou ter uma boa nota no ENEM. O estudo em casa, sozinho ou em grupos, é essencial. Por exemplo, para as questões de literatura da Fuvest, Unicamp e Unesp, que usam a mesma lista de livros, de nada vale apenas assistir as aulas e ler os resumos, tem de ler os livros e ler proficientemente.

Já aqueles que, por alguma razão, não podem cursar um curso preparatório, nem o popular, estudar apenas em casa e nas horas vagas é a opção e, para isso, mais disciplina e comprometimento são necessários, já que estudar ou trabalhar em casa é mais difícil. Escrever um planejamento, um verdadeiro esquema com dias e horários de estudo, divididos por disciplina, auxilia a organizar o dia a dia; reservar um tempo, seja no trajeto para o trabalho, no ônibus (quando dá para sentar), na hora do almoço, enfim, para ler as notícias diárias e manter-se atualizado é fundamental, além de estudar em ambientes tranquilos.

A internet pode ajudar, e muito, neste processo. Reler as nossas publicações passadas auxilia a refrescar a memória e a organizar os estudos. Em relação a redação, por exemplo, temos todos os textos publicados arquivados em nosso portal, basta acessá-los. Também estamos aqui para responder suas dúvidas; surgiu uma, envie-nos um e-mail que responderemos o mais breve possível.

Fazer as provas passadas do ENEM ou de quaisquer vestibulares é essencial, pois assim conhecemos os perfis de cada um e adequamos nosso olhar e nosso estudo. Inclusive, em breve, o portal infoEnem lançará suas apostilas preparatórias para o Enem 2014 com mais de 900 questões resolvidas e comentadas pelos melhores professores do país. Clique aqui e confira a matéria.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.