Revisão de Biologia Para o Enem – Filo Nematoda

Depois de entender um pouco sobre as esponjas, as águas-vivas e os vermes chatos, vamos ao próximo filo, o chamado Nematoda, do qual fazem parte os Nematelmintos ou Nematódeos. Essa denominação é formada a partir da união de nematos, que significa filamento, e helmintos, que, como já vimos, significa verme. Portanto, ao contrário dos vermes anteriores, estes possuem um corpo cilíndrico.

Assim como os platelmintos, estes podem viver em ambiente aquático, terrestre ou podem ainda ser parasitas de outros organismos, causando doenças, tais como ascaridíase, ancilostomíase, também conhecida como amarelão, filariose, também conhecida como elefantíase, bicho geográfico e oxiurose, as quais são transmitidas pelos vermes Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Wuchereria bancrofti, Ancylostoma brasiliense e Oxyurus vermiculares, respectivamente.

Ao contrário dos animais que vimos anteriormente, estes possuem sistema digestivo completo, ou seja, possuem boca e ânus. Entretanto, os vermes ainda não possuem sistema circulatório nem respiratório. Seu sistema excretor é baseado em glândulas que conduzem os excretas para um poro excretor mediano ventral. Já o sistema nervoso é ganglionar, assim como o dos platelmintos, e composto por cordões nervosos ventral e dorsal.

A reprodução dos nematelmintos é sexuada com fecundação interna. O desenvolvimento dos seres pode ser direto, ou seja, sem um estágio larval, quando possuem vida livre, ou indireto, com estágio larval, quando são parasitas. Além disso, são dioicos, ou seja, cada ser apresenta apenas um sexo, e sua simetria é bilateral.

Outra diferença em relação aos anteriores relaciona-se ao celoma. Os poríferos, cnidários e platelmintos são acelomados e os nematelmintos são pseudocelomados. Mas o que isso significa? Celoma é uma cavidade corpórea revestida pela mesoderme, dentro da qual ficarão os órgãos. Esta cavidade também tem função no processo de excreção, protege o organismo contra impactos e atua no transporte de substâncias. Mas os nematelmintos não são celomados, são pseudocelomados, o que significa que a cavidade não é completamente revestida pela mesoderme.

Temos agora mais uma coluna na tabela.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.