Saiba Como os Esportes Podem Cair no Enem

Em nosso dia a dia, cada vez mais percebemos a importância dos esportes, seja pela qualidade de vida ou ainda pelas competições, levando os atletas ao limite de seus esforços. Com a evidência cada vez maior dos esportes em nossas vidas, é normal que exames como o Enem incluam estas atividades em suas provas, e é isso que vamos explicar em nossa postagem de hoje. Vamos abordar como os esportes são cobrados nas provas do Enem.

Para isso, iniciaremos com o exemplo de uma questão de física do Enem 2019:

 

“ Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prática do esporte, as duas extremidades da fita são fixadas de forma que ela fique a alguns centímetros do solo. Quando um atleta de massa igual a 80 kg está exatamente no meio da fita, essa se desloca verticalmente, formando um ângulo de 10° com a horizontal, como esquematizado na figura. Sabe-se que a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s², cos(10°) = 0,98 e sen(10°) = 0,17.”

“Qual é a força que a fita exerce em cada uma das árvores por causa da presença da atleta? ”

a) 4,0×10² N

b) 4,1×10² N

c) 8,0×10² N

d )2,4×10³ N

e) 4,7×10³ N

 

Que é respondida pela alternativa d. A resposta para esta questão é obtida através de um balanço de forças entre o peso do atleta e as forças de tração exercidas por ambas as árvores. Para a resolução desta questão, além do entendimento do aluno em relação às forças, é necessário também um conhecimento sobre geometria, para a correta decomposição das forças. O esporte, neste caso, é utilizado como elemento de contextualização do exercício.

E quais outros modos os esportes podem ser utilizados no Enem?

A maneira como citamos acima é a mais comum, uma vez que os esportes estão completamente relacionados com a física. Além disso, através deste conteúdo é possível a obtenção de questões de rápida resolução, mas que necessitam da análise crítica do exercício. Assim, são diversos as questões relacionadas ao movimento de uma bola de tênis, ou que relacionam os movimentos com o impacto ou ainda a trajetória de um objeto.

E não para por aí! Existem também questões que podem envolver fenômenos biológicos e até mesmo probabilidade! Veja a seguir uma questão do Enem de 2016 que relaciona um esporte com análise combinatória:

 

“Tênis é um esporte em que a estratégia de jogo a ser adotada depende, entre outros fatores, de o adversário ser canhoto ou destro. Um clube tem um grupo de 10 tenistas, sendo que 4 são canhotos e 6 são destros. O técnico do clube deseja realizar uma partida de exibição entre dois desses jogadores, porém, não poderão ser ambos canhotos. Qual o número de possibilidades de escolha dos tenistas para a partida de exibição?”

 

 

 

 

 

 

Cuja resposta correta é a alternativa a, obtida através da combinação entre os jogos possíveis, excluindo-se aqueles que seriam realizados por dois canhotos.

Desta maneira, estudamos sobre como os esportes costumam ser cobrados em provas do Enem e, como estamos em um ano de Olimpíadas, é muito provável que algum dos esportes seja utilizado como elemento de contextualização, seja para as questões de matemática ou, principalmente, para as questões de física. Portanto, esteja atento a este tipo de conteúdo e como ele foi cobrado nas provas anteriores do Enem!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.