Para atingir uma nota alta na redação do Enem 2020 é preciso dominar todas as 5 competências de avaliação. Dessa maneira, vamos focar hoje na primeira competência, que avalia o domínio que os participantes apresentam em seus textos quanto à escrita padrão da Língua Portuguesa. A modalidade exigida para o gênero dissertativo-argumentativo, próprio da redação do Enem, é a formal, conforme está explícito na folha da proposta de redação, portanto, é importante estar atento às normas gramaticais da nossa língua para que o texto alcance a tão esperada nota mil.
Um dos pontos de maior atenção e que, às vezes, tende a gerar dúvidas na hora de escrever a redação é a colocação pronominal. Certamente que a posição do pronome na norma culta pode causar uma pequena confusão nos estudantes, porque a linguagem coloquial, a que é usada geralmente no cotidiano e nas conversas informais, privilegia um uso distinto da variedade padrão em relação à posição do pronome.
Indice
Pronomes Pessoais
Os pronomes pessoais representam as três pessoas do discurso: 1ª, 2ª e 3ª e dependendo da função sintática (sujeito ou complemento) são divididos em pronomes retos e pronomes oblíquos. Os casos que levantam dúvidas na hora da escrita estão relacionados ao uso dos pronomes oblíquos átonos (aqueles pronunciados de forma mais fraca). Vejam a seguir quais são esses pronomes:
Me; nos; te; vos; se; o(s); a(s); lhe(s)
Para usar adequadamente os pronomes oblíquos átonos na redação do Enem é importante saber que eles podem ocupar três posições diferentes na oração e que esse posicionamento está diretamente associado a um verbo. As colocações dos pronomes são conhecidas como próclise, mesóclise e ênclise. Veja como elas estão organizadas:
Por outro lado, a gramática normativa estipula algumas regras básicas para o posicionamento dos pronomes oblíquos na variedade padrão da língua:
1- Não se deve iniciar qualquer oração do período com pronome átono.
2- A próclise sempre pode ser usada, desde que não haja pausa – silêncio na fala e sinal de pontuação na escrita.
Assim, as regras específicas que mais influenciam a escrita e que você precisa dominar para que a redação obtenha a maior nota na competência 1 são:
Próclise na Redação do Enem
Os pronomes são obrigatoriamente colocados antes dos verbos. Ou seja, em próclise, quando há os seguintes fatores de atração:
A- Palavras negativas: não, nunca, nem, nada, etc.
B – Advérbios: aqui, hoje, sempre, rapidamente, agora, etc.
C – Pronomes relativos: onde, que, qual, quem, etc.
D- Pronomes indefinidos: tudo, algum, ninguém, outros, etc.
E- Pronomes demonstrativos: este, aquele, isto, etc.
F- Conjunções subordinativas: que, quando, embora, como, etc.
G- Na estrutura “em + gerúndio”: Em se tratando de jogos online, esses são os melhores da categoria.
H- Em frases que exprimem desejo: Que o caminho lhe seja suave!
Mesóclise na Redação do Enem
O uso do pronome oblíquo em posição intercalada é quase exclusivo da variedade padrão em texto extremamente formal, como contratos, certidões, sentenças jurídicas, decretos e alguns outros. Assim, há apenas uma regra para a obrigatoriedade da colocação em mesóclise:
Quando, no início da oração, o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Por exemplo:
Apresentar-se-á no próximo capítulo a conclusão. Futuro do presente.
Considerar-se-iam todos os candidatos classificados. Futuro do pretérito
Ênclise na Redação do Enem
Neste caso, há dois casos em que existe a obrigatoriedade do pronome posicionar-se depois do verbo:
1- Quando o verbo inicia qualquer oração do período – Exemplo: Encontre-me na Avenida Paulista.
2- Quando o verbo, no interior da oração, é precedido de pausa. – Exemplo: Infelizmente, encontrava-se sem saída.
Portanto, pode assustar pela quantidade de regras, mas no fim, as colocações dos pronomes oblíquos átonos são menos complicadas do que parecem e farão muita diferença na sua redação.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
Fonte imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/trabalhador-com-duvidas_834551.htm