Nesta madrugada foi finalizado o período de cinco dias de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012. O ambiente virtual do Ministério da Educação (MEC) recebeu 1.245.437 inscrições de 642.878 candidatos, que estão concorrendo uma das 30.548 vagas. Foram ofertadas vagas em 56 instituições de ensino superior públicas, distribuídas por 21 unidades da Federação.

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (22), o MEC informou que estendeu em uma semana o prazo para matrícula dos candidatos nas instituições públicas que serão selecionados. Desta maneira, o prazo que ia do dia 29 de junho a 2 de julho agora será de 29 de junho a 9 de julho. A lista dos aprovados será divulgada na próxima segunda-feira, dia 25.

Conforme explica o secretário de educação superior do MEC, Amaro Lins, “Esta é mais uma precaução do ministério para permitir que todos os estudantes aprovados no Sisu possam fazer sua matrícula sem nenhum problema”. O ministério não explicou, contudo, a razão desta “precaução”, porém a mais provável é a greve de professores de universidades e institutos federais, iniciada há mais de um mês, à qual se juntaram técnicos administrativos. Sem funcionários nas unidades, os convocados pelo Sisu não teriam como realizar a matrícula, que é presencial.

Para a segunda chamada, as datas também foram alteradas, mas o número de dias para fazer a matrícula permanece o mesmo. O resultado será divulgado no dia 13 de julho e as matrículas devem ocorrer nos dias 17 e 18 de julho. Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão declarar interesse na lista de espera entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas instituições a partir do dia 24 de julho.

O Sisu 2012/2 utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 como critério para seleção dos estudantes. O estado do Rio de Janeiro foi o que recebeu maior número de inscrições, com 245.716 registros. Confira o número de inscrições por estado e também o número de inscrições por instituição participante do sistema.

Para mais informações, consulte o novo  cronograma do Sisu, com todas as alterações nas datas dos eventos.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.