Teve Início o Período de Inscrições no Vestibular 2017/2018 da UFPR

Nesta quarta-feira (16), teve início o período de inscrições do Vestibular 2017/2018 da UFPR – Universidade Federal do Paraná. Esta edição oferece um total de 5.439 vagas em diversos cursos presencias de graduação distribuídos nos campi da instituição por todo o estado, sendo que 2.725 serão reservadas para a cotistas (Lei n.º 12.711).

As inscrições seguem abertas até 14 de setembro, devendo ser realizadas na página do Núcleo de Concursos (NC) da universidade na internet, pelo endereço eletrônico nc.ufpr.br. A taxa de inscrição que confirma a participação tem valor de 120 reais e deve ser paga até o final do dia 15, seguinte ao encerramento das inscrições.

Os candidatos que se enquadram numa das condições a seguir poderão solicitar a isenção do custo da inscrição em formulário específico no na própria página da NC:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme Decreto nº 6.593 de 02/10/08. Neste caso o prazo para pedir o benefício encerra em 23 de agosto;
  • Participantes com renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa e que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola privada. A data limite para requerer a isenção aqui é 30 de agosto.

Provas do Processo Seletivo 2017/2018 da UFPR

Assim como tem ocorrido nos últimos anos, este processo seletivo da UFPR não usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e será divido em duas etapas.

  1. Primeira fase – marcada para 29 de outubro a partir das 14h, com liberação dos locais de prova na internet no dia 25 anterior. Será composta por prova de conhecimentos gerais com 80 questões objetivas, comuns a todos os cursos.
  2. Segunda fase – tem sua aplicação agendada para 26 e 27 de novembro, a partir das 14h em ambas as datas, com ensalamento sendo divulgado antecipadamente no dia 22. No primeiro dia haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto (5 questões discursivas) e, no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

Vale esclarecer que a primeira fase é eliminatória, de forma que participarão da segunda etapa somente os candidatos selecionados. O resultado com a classificação da primeira etapa sairá em 14 de novembro, após prazos para interposição de recursos com relação ao gabarito da prova objetiva e também do processamento da leitura óptica do cartão-resposta.

Já o resultado final, com a relação de aprovados no Vestibular 2017/2018 da UFPR, deve ser publicado na data provável de 12 de janeiro de 2018, também após prazos para recursos. A documentação exigida e as datas/locais de atendimento devem ser consultados neste Edital.

Relação de Obras Literárias Indicadas

O vestibular da UFPR traz questões da prova objetiva sobre a disciplina de literatura que exigem a leitura de obras literárias específicas. Na avaliação dos candidatos a carreira de música e de cursos que exigem provas específicas de sociologia e/ou filosofia também há lista de libros especiais. A relação completa em cada caso pode ser consultada aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.