Tranquilidade Marcou Provas do Sábado no Enem 2015

Neste sábado (24) ocorreram as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, na qual os estudantes resolveram a 45 questões de Ciências Humanas mais 45 de Ciências da Natureza (confira o gabarito).

Este dia de abertura do Enem foi marcado por tranquilidade e segurança na aplicação das provas. Apesar disso, fatos como candidatos ficando de fora por conta de atraso na chegada ao local e também eliminações por diversos motivos recorreram nesta edição.

Em entrevista concedida após o encerramento do exame, em Brasília, o ministro da educação Aloizio Mercadante forneceu alguns dados parciais referente ao primeiro dia do exame nacional. Veja abaixo:

  • A taxa de abstenção, ou seja, dos faltosos, foi de 25,31%, equivalente a aproximadamente 1,8 milhão de candidatos, número menor do que o registrado em 2014;
  • Do total de participantes presentes, 364 foram eliminados, sendo 330 por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido ou por usarem impressos durante a prova. Outros 34 foram desclassificados por serem identificados com objetos inadequados nos detectores de metais;
  • 6,9 milhões de estudantes acessaram o cartão de inscrições e 834.498 não fizeram o acesso.

Com relação ao teste em si, professores e especialistas no exame afirmam que, de modo geral, a prova reforça a tendência de trazer mais questões conteudistas, aproximando-se cada vez mais de vestibulares tradicionais, sem deixar de exigir muita leitura, interpretação e observação de dados.

Segundo dia traz um desafio a mais, a Redação

Neste domingo os candidatos voltam para a sala para enfrentar mais uma maratona: 45 questões de Linguagens e Códigos mais 45 de Matemática, além de um desafio extra, a Redação. A duração da prova será de 5h30. O gabarito deste segundo dia você confere ainda hoje, aqui no maior Portal do Enem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.