Neste sábado (24) ocorreram as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, na qual os estudantes resolveram a 45 questões de Ciências Humanas mais 45 de Ciências da Natureza (confira o gabarito).
Este dia de abertura do Enem foi marcado por tranquilidade e segurança na aplicação das provas. Apesar disso, fatos como candidatos ficando de fora por conta de atraso na chegada ao local e também eliminações por diversos motivos recorreram nesta edição.
Em entrevista concedida após o encerramento do exame, em Brasília, o ministro da educação Aloizio Mercadante forneceu alguns dados parciais referente ao primeiro dia do exame nacional. Veja abaixo:
- A taxa de abstenção, ou seja, dos faltosos, foi de 25,31%, equivalente a aproximadamente 1,8 milhão de candidatos, número menor do que o registrado em 2014;
- Do total de participantes presentes, 364 foram eliminados, sendo 330 por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido ou por usarem impressos durante a prova. Outros 34 foram desclassificados por serem identificados com objetos inadequados nos detectores de metais;
- 6,9 milhões de estudantes acessaram o cartão de inscrições e 834.498 não fizeram o acesso.
Com relação ao teste em si, professores e especialistas no exame afirmam que, de modo geral, a prova reforça a tendência de trazer mais questões conteudistas, aproximando-se cada vez mais de vestibulares tradicionais, sem deixar de exigir muita leitura, interpretação e observação de dados.
Segundo dia traz um desafio a mais, a Redação
Neste domingo os candidatos voltam para a sala para enfrentar mais uma maratona: 45 questões de Linguagens e Códigos mais 45 de Matemática, além de um desafio extra, a Redação. A duração da prova será de 5h30. O gabarito deste segundo dia você confere ainda hoje, aqui no maior Portal do Enem.