A direção da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou que deve selecionar os alunos tanto para entrada no primeiro quanto no segundo semestre do ano que vem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018).
O sistema unificado consiste num ambiente virtual cujo processo seletivo é organizado pelo MEC – Ministério da Educação – e que usa exclusivamente as notas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio – como base para classificação.
Vale esclarecer que, até este ano de 2017, a instituição organizava um vestibular próprio para ingresso de estudantes no segundo período letivo. De acordo com esclarecimentos da própria instituição, no entanto, a falta de tempo devido a greve de professores que dureou 3 meses e encerrou em julho, juntamente com a escassez de recursos, inviabilizaram a realização de um processo seletivo.
É importante ressaltar ainda que, mesmo havendo duas edições do Sisu, a 2018 em janeiro e a 2018/2 entre os meses de junho e julho, a UEPB usará somente a primeira seleção para ocupação das vagas de todo o ano letivo.
Conforme declaração do pró-reitor de graduação da UEPB, Eli Brandão, esta é melhor alternativa para a universidade neste momento, uma vez que o sistema do MEC é, ao mesmo tempo, criterioso, inclusivo e promove uma melhora na seleção de forma geral:
Continuamos acreditando nas muitas vantagens do Sisu/Enem, que contribui para a melhoria da avaliação e, em consequência, da qualidade do Ensino Médio ao induzir as escolas a cumprirem os conteúdos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como porque, por intermédio do Sisu, houve aumento da taxa de preenchimento de vagas e maior democratização do acesso ao Ensino Superior.
Apesar de já divulgada pela Pró-reitoria de Graduação, a decisão deve ser assinada e oficializada somente nas próximas semanas.
Para mais informações sobre o Sisu, como regras, explicações sobre a nota de corte e cada etapa do processo, acessa sua página oficial: sisu.mec.gov.br.
1 comment
Como serà a seleção para o segundo semestre na uepb?