UERN estuda adesão ao Enem / SiSU para próximo Vestibular

Após todas as universidades federais utilizarem, de maneiras diferentes, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio em seus vestibulares com entrada em 2014, agora é a vez das estaduais seguirem a tendência e começaram a adotar o Enem em seus respectivos processos seletivos.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já está analisando a possibilidade de utilização das notas do Enem através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já em seu próximo processo de seleção, para entrada de estudantes no primeiro semestre de 2015.

Para o reitor Pedro Fernandes, além de democratizar o acesso a instituição, a adesão ao exame e ao sistema do Ministério da Educação possibilitará o direcionamento de uma verba de R$ 2 milhões para a universidade, como incentivo aos programas de assistência estudantil da UERN.

Apesar de tudo indicar que em breve a universidade anunciará adesão ao Enem / SiSU, Pedro Fernandes fez questão de ressaltar que a decisão não será tomada as pressas. Assim como ocorreu com a maioria das universidades que já utilizam as notas do Enem, inicialmente o assunto será discutido internamente, através de debates do corpo de servidores da Universidade (professores e técnicos), e posteriormente envolverá a comunidade externa, incluindo as escolas públicas e particulares que atuam em Mossoró.

O reitor também explicou que os vestibulares tradicionais como o da UERN cobram alguns conteúdos pontuais e regionais, que não andam em sintonia com os processos seletivos modernos e conteúdos do ensino médio.

¨Quem fez as provas do PSV e quem se prepara para o ENEM viu que o Enem não prepara para a formação pontual, como questões que caíram no PSV. O Ensino Médio não se pontua mais no PSV¨.

Pedro Fernandes ainda destacou as dificuldades e os custos da organização e aplicação de uma processo seletivo com as dimensões do PSV. As provas do possível último vestibular da UERN foram aplicadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, ofertando 2.180 vagas para mais de 15 mil candidatos.

Ficaremos atentos e publicaremos mais informações sobre a adesão da UERN ao Enem e SiSU assim que forem divulgadas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.