UESPI Divulga Oferta de Mais de 4 Mil Vagas no Sisu 2016

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) determinou, em reunião realizada pelo Conselho Universitário (Consun) nesta quarta-feira (28), qual será a oferta de vagas em 2016 através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utilizará as notas do Enem aplicado no último final de semana.

Conforme determinado em votação, a universidade piauiense disponibilizará um total de 1.885 vagas a mais nesta edição do sistema, em comparação com a edição do início deste ano, em que foram oferecidas 3.100 oportunidades em 89 cursos. Portanto, no primeiro semestre do ano que vem, a UESPI deve ocupar 4.885 postos de 140 carreiras no Sisu.

Vale esclarecer que, apesar de tomada, a decisão envolveu polêmica. Isso porque a Associação dos Docentes da Universidade (ADCESP) se posicionou contra o aumento na quantidade de vagas disponíveis na instituição. Representante da associação, a professora Lina Santana explica que, devido ao ajuste orçamentário, não haverá aumento captação de verba para acompanhar o acréscimo de vagas:

Se já vivemos sérios problemas atualmente devido a falta de recursos suficientes na Universidade, dá para imaginar o grau de precarização que atingiremos na UESPI no próximo ano, já que não há previsão de qualquer aumento de verbas proporcional previsto na minuta de Lei Orçamentária Anual apresentada pelo governo do Estado para 2016.

Entre as reivindicações e argumentos dos docentes para vetar o aumento, além do orçamento apertado, estão a contratação de professores efetivos por meio de concurso público e melhorias na estrutura da instituição, para atender o aumento de demanda decorrente do maior oferta de vagas no Sisu.

Fonte: 180graus.com/educacao

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.