UFRGS aprova adesão parcial ao Sisu

Na última sexta-feira, dia 22 de novembro, outra importante instituição do ensino brasileiro aprovou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu/ MEC). O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu que a universidade irá adotar o Sisu a partir da seleção de 2015. Tal seleção de candidatos é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conselho aprovou o parecer emitido por uma comissão especial e que se reúne semanalmente desde agosto. A decisão teve apenas três abstenções.

De acordo com a decisão, que valerá a partir de 2015, 30% das vagas da referida universidade serão dedicadas ao SiSU, enquanto o restante (70%) serão preenchidas pelo vestibular da Ufrgs. Dentro de cada seleção, a proporção das cotas (baseada na Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012), será respeitada. Os pesos das provas do Enem em cada curso e a distribuição das vagas de acordo com o sistema de cotas serão definidos futuramente pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS.

A instituição decidiu adotar uma nota de corte para a seleção via SiSU – Para poder concorrer, o candidato terá que fazer no mínimo 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Enem. Já para a redação, o corte ficou estabelecido em 500 pontos. Vale destacar que, para os cursos que as exigem, as provas específicas serão mantidas. Outro detalhe importante é que não foi alterada a participação da nota do ENEM no Vestibular da UFRGS, permanecendo como uma décima nota, com peso 2.

Dessa forma, os interessados em ingressar na UFRGS, terão duas oportunidades por ano – uma pelo vestibular tradicional, outra pelo desempenho no Enem.

Para o reitor Carlos Alexandre Netto, a aprovação “Foi bastante madura, o que está expresso na votação praticamente unanime e nas intervenções dos conselheiros, todos a favor do parecer. A adesão foi muito bem discutida pela comissão, que ouviu vários atores e todos os segmentos da Universidade, expressando o que a UFRGS pensa sobre seu ingresso. É importante diversificar as formas de ingresso e agora, a partir de 2015, teremos 30% pelo Sisu”.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like