Nesta sexta-feira (28/04), encerram-se os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023. Os pedidos, que devem ser feitos pela Página do Participante do Enem, são importantes para quem possui direito à isenção e desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano.
Dessa maneira, você acompanha a seguir as principais informações sobre a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2023. Além de acompanhar os principais prazos para este exame, você também encontra as principais datas para o a solicitação da isenção.
Indice
Principais datas dos pedidos de isenção
Em primeiro lugar, é muito importante se atentar com as datas de solicitação dos pedidos. Afinal, as solicitações serão recebidas até as 23:59 desta sexta-feira. Além disso, confira a seguir outras datas indispensáveis para quem deseja solicitar a isenção da taxa de matrícula do Enem 2023:
- Fim do período de inscrições: dia 28 de abril;
- Divulgação dos resultados preliminares: dia 08 de maio;
- Prazo para recurso: entre os dias 08 e 12 de maio;
- Início das inscrições para o Enem 2023: 05 de junho;
- Término das inscrições para o Enem 2023: 16 de junho.
Como solicitar a isenção da taxa de matrícula do Enem?
Para realizar o pedido de isenção da taxa de matrícula do Enem 2023, é necessário acessar a Página do Participante do Enem. Nesta página, que também será utilizada para realizar a inscrição no Exame, o candidato deverá realizar o login utilizando o número de CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido.
Quem possui direito à isenção?
Os candidatos que desejam obter o benefício também devem verificar se estão enquadrados em pelo menos uma das categorias de isenção. Nesse caso, possuem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 os candidatos que cumprem os seguintes requisitos:
- Candidatos que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas;
- Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsistas integrais, desde que possuam renda familiar mensal média inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa (R$ 1980).
- Candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Candidatos com direito à isenção também devem se inscrever no Enem 2023
Por fim, é importante lembrar que mesmo os candidatos que tiverem a solicitação de isenção aprovada precisam realizar a inscrição no Enem 2023. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, mesmo que aprovados, não garantem a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.
Assim, TODOS os candidatos devem se inscrever no Enem 2023. As inscrições se iniciam no dia 05 de junho, e todas as informações sobre as inscrições para o Enem 2023 você acompanha aqui, no InfoEnem!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!