As Vanguardas Europeias

Como estudar as vanguardas europeias no Enem?

As vanguardas europeias são de importante domínio para a compreensão das questões de artes encontradas no Enem.

Elas influenciam os principais movimentos de arte do período e como suas diversas técnicas e domínios foram utilizadas por seus artistas, refletindo em períodos posteriores.

Conforme vimos anteriormente, existem muitos temas específicos que envolvem a área de artes. Inicialmente podemos compreender algumas características sobre este tema, aprendendo a interpretar as questões relacionadas.

O termo “vanguarda” exemplifica a ideia de estar à frente de algo, com a intenção de romper com o que é visto como ultrapassado, é romper com as tradições e produções formais.

Surge então com a virada do século XIX e inicia-se na Europa no século XX com a transformação tecnológica após a segunda Revolução Industrial. O marco é avançado pelo crescimento  e evolução da ciência (medicina e psicanálise) e industrialização das cidades  graças à criação de máquinas, produção em grande escala, uso da gasolina e da luz elétrica que influenciam a invenção de aparelhos que aceleram o ritmo de vida.

A arte também acompanha o ritmo de vida das pessoas e se moderniza conforme os avanços sociais, ganham novos formatos e ideias e antecedendo conflitos e guerras também, logo surgem novos movimentos como consequência.

QuestãoENEM 2018

 TEXTO I

Também chamados impressões ou imagens fotogramáticas […], os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou mesmo, ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.

COLUCCI, M. B. Impressões fotogramáticas e vanguardas: as experiências de Man Ray. Studium, n. 2, 2000.

TEXTO II

Ray, Man. Rayografia. 1922. 23,9 x 29,9 cm, MOMA, Nova Iorque

No fotograma de Man Ray, o “distanciamento da representação figurativa” a que se refere o Texto I manifesta-se na:

a) ressignificação do jogo de luz e sombra, nos moldes surrealistas.
b) imposição do acaso sobre a técnica, como crítica à arte realista.
c) composição experimental, fragmentada e de contornos difusos.
d) abstração radical, voltada para a própria linguagem fotográfica.
e) imitação de formas humanas, com base em diferentes objetos.

Resolução:

A alternativa correta é a letra C.

Para compreendermos essa questão, faz-se necessário o conhecimento mínimo sobre as vanguardas europeias. É nesse período que a fotografia deixa de ser apenas um conceito tecnológico e ganha valor e espaço no campo artístico, tornando-se um registro, memória e nos dando a percepção do mundo sob diversas óticas.

É um marco para a arte, na questão não somente passamos a entender sobre técnicas e conceitos fotográficos, como também o seu domínio pelos artistas que faziam outros experimentos  sem o uso de câmeras fotográficas, dando novos resultados para uma reprodução visual.

Sendo assim, a abstração radical citada na alternativa, refere-se muito ao conceito elementar daquilo que não está visível, mas é reconhecível através dos detalhes, como as mãos. A  fragmentação e os contornos difusos contribuem para a abstração da imagem e distanciamento da representação figurativa citada no final do texto I.

Embora, o próprio texto confunda o leitor ao citar no início  ressignificação do jogo de luz e sombra, além de outras características do artista, que também se enquadram no dadaísmo e surrealismo, dois outros movimentos da vanguarda europeia que o artista participou, porém, o enunciado da questão específica o trecho final do texto entre aspas que é o distanciamento da representação figurativa, definindo assim o objetivo da questão de modo a reconhecer o abstracionismo  e suas demais características.

A representação figurativa, refere-se ao Figurativismo, um movimento artístico que descreve de modo mais objetivo a forma humana, elementos da natureza e objetos desenvolvidos pelos homens. A arte figurativa se opõe a arte abstrata, ou abstracionismo. Ela está relacionada a sua remontagem de modo a definir as formas e representar imagens definidas, já no abstracionismo, o que está em foco é a representação de linhas, cores e superfícies que, de modo não reconhecível e subjetivo, se opõe aos modelos de artes acadêmicas e tradicionais.

Podemos concluir que, para o acerto desta questão, devemos compreender as diferenças entre arte abstrata e figurativa, técnicas de arte e história da fotografia, artes desenvolvidas pelo artista Man Ray e como este conhecimento se desenvolveu no período em oposição de movimentos de artes que antecederam a arte moderna e seus objetivos.

Que tal estudar mais um pouco sobre artes?

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like