A Prova de Artes no Enem

Saiba tudo sobre a prova de artes no Enem!

Você sabia que na prova do Enem há questões sobre artes?

Pouco se tem falado sobre conteúdos que envolvem artes dentro das questões do exame Nacional do  Ensino Médio. Partindo desta proposta, vamos abordar inicialmente técnicas para se estudar e como este assunto vem caindo em questões da prova e demais vestibulares.

O caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, contém 45 questões, entre elas em torno de 05 relacionadas diretamente sobre artes, além de conteúdos interdisciplinares que envolvem o assunto. Por mais que sejam poucas as questões, vale a pena se preparar e garantir mais pontos no vestibular!

Aqui, você pode conhecer um pouco sobre esses assuntos que caíram anteriormente nas provas.

Mas antes disso, por que estudamos artes?

Primeiramente, estudamos artes para que possamos compreender e nos sentir estimulados a desempenhar o pensamento de modo intuitivo, crítico e criativo. Aprender artes é conectar-se a um mundo onde não só a reflexão é desempenhada como também passamos a conhecer cultura e história de determinados períodos e povos em que ela existe.

Deste modo, o assunto está sempre relacionado a outros conteúdos importantes para o aprendizado, dando sentido ao que nos guia a compreender contextos históricos e existenciais a serem desempenhados, compreendidos e interpretados para a vida profissional e pessoal.

A arte está em todo o lugar, desde nossa comunicação até nossa socialização com o mundo, nos envolvendo e permitindo refletir sobre a vida e sociedade, é o conhecimento intuitivo do mundo, aquilo que nos faz apreciar sentimentalmente e esteticamente determinada experiência vivida e objeto de conhecimento.

Quais os temas que mais caem no Enem?

Listo aqui, os principais temas que caíram nos últimos anos e alguns elementos cobrados para a resolução das questões:

  • Vanguardas Europeias:  movimentos e leituras de obras e artistas em seu contexto;
  • Arte contemporânea: crítica, leitura e interpretação visual em seu aspecto atual;
  • Movimentos de danças: história da dança, relação de dança clássica e dança contemporânea;
  • Artes plásticas e contextos visuais: compreensão de técnicas e entendimento de técnicas e períodos aplicados;
  •  Música: Seu contexto histórico, social, letras e composições e aspectos tecnológicos em diversos períodos;
  • Cinema: sua relação com a sociedade, história e crítica;
  • Além de outros movimentos e períodos artísticos específicos que exigem minimamente conhecimento e domínio específico.

É muito importante estudar história da arte também, através dela compreendermos determinadas situações e como alguns dos movimentos são abordados nas questões.

Cada época, cada cultura tem seu próprio modo de viver e produzir arte, suas próprias técnicas e histórias que remontam conflitos e estética através das manifestações artísticas, mas, em variados períodos e gerações, a arte sempre esteve presente de algum modo.

A cultura tem também um importante papel na sociedade humana e significado para a existência da produção de  arte que sem ela, existe pois a sua produção depende dos ideais e costumes exercidos por seus criadores.

Assim, vamos aprender um pouco mais com as questões anteriores, resolvê-las e entender conceitos importantes para suas interpretações, é através dos assuntos estudados e dos exercícios anteriores que você poderá desenvolver uma prática e técnica para ir bem no próximo vestibular do Enem.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like