Os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 começam nesta segunda-feira (17/04). A solicitação é válida para alunos que cumprem os requisitos de escolaridade e renda, e devem ser feitos até o dia 28 de abril, ou seja, até a próxima sexta-feira.
A seguir, você acompanha no InfoEnem as principais informações sobre os pedidos de isenção da taxa de Inscrição do Enem 2023. Assim, você encontrará as principais informações sobre o processo, incluindo datas, local de acesso e quem possui direito à isenção.
Indice
Principais datas para o processo de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023
Em primeiro lugar, o candidato que deseja obter a isenção da taxa de matrícula no Enem 2023 deve estar atento aos prazos. Afinal, os pedidos têm início nesta segunda-feira e ficam disponíveis até a sexta-feira da próxima semana, ou seja, até o dia 28/04. Confira a seguir as principais datas para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023:
- Início do período de inscrições: dia 17 de abril;
- Fim do período de inscrições: dia 28 de abril;
- Divulgação dos resultados preliminares: dia 08 de maio;
- Prazo para recurso: entre os dias 08 e 12 de maio.
Como solicitar a isenção da taxa de matrícula do Enem?
Para realizar o pedido de isenção da taxa do Enem 2023, é necessário acessar a Página do Participante do Enem. Nesta página, que também será utilizada para realizar a inscrição no Exame, o candidato deverá realizar o login utilizando o número de CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido.
Quem possui direito ao benefício?
Além disso, também é muito importante verificar se o candidato possui direito ao benefício. Nesse caso, possuem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 os candidatos que cumprem os seguintes requisitos:
- Participantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas;
- Participantes que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsistas integrais, desde que possuam renda familiar mensal média inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa (R$ 1980).
- Participantes que estejam em situação de vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência no Enem 2022
Além de cumprir os requisitos apresentados acima, os candidatos que faltaram ao Enem 2022 e desejam obter o benefício devem apresentar uma justificativa de ausência do Enem anterior. Essa justificativa possui os mesmos prazos do pedido de isenção e deve ser feita em caso de faltas justificadas, como o caso de ausências em função de doenças infectocontagiosas.
Todos os candidatos devem se inscrever no Enem 2023
Por fim, é muito importante destacar que TODOS os candidatos devem realizar a inscrição no Enem 2023. Mesmo para os candidatos com pedido de isenção aprovado, a matrícula é necessária e obrigatória para participar do Exame. Assim, fique atento aos prazos das inscrições para o Enem 2023, que se iniciam no dia 05 de junho.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais informações sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023. Os pedidos de isenção, que são o primeiro passo para o Exame Nacional do Ensino Médio em 2023, podem ser feitos até o dia 28 deste mês.
Além do mais, você também acompanhou as principais datas para a solicitação do benefício, assim como o local de acesso para a solicitação. Por último, vale a pena ressaltar a importância de se inscrever no Enem 2023 mesmo com o benefício aprovado, uma vez que somente a isenção não garante a inscrição do aluno no Enem 2023.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!