Uma Análise Sobre a Gravidade no Lançamento Vertical e Queda Livre

Lista de exercícios Movimento Retilíneo Uniforme
Artigos de Física

Nos exercícios que envolvem o lançamento vertical e a queda livre, sabemos que a gravidade está presente neste tipo de movimento. Em função disso, é necessário trabalhar com esta variável importantíssima, que assume o lugar da aceleração no caso de movimentos exclusivos na vertical.

Dessa maneira, você confere a seguir uma análise sobre o sinal da gravidade durante o lançamento vertical e queda livre, entendendo melhor como utilizar esta variável em seus exercícios. Além disso, você também entenderá que esta mesma análise é válida para a componente vertical do lançamento oblíquo.

Entendendo melhor a gravidade

Antes de nos preocuparmos com a aplicação da gravidade nos problemas de lançamento vertical e oblíquo, devemos entender melhor como esta força atua nas aplicações reais. Afinal, isso nos ajudará a solucionar problemas com maior facilidade, assim como compreender de uma maneira geral o fenômeno do lançamento.

A força gravitacional é uma força de campo, ou seja, não depende de contato ou outras ações para existir. Em função disso, a aceleração da gravidade está sempre presente em nosso dia a dia, e possui direção e sentido muito bem definidos.

Apesar de a gravidade apontar sempre para o centro da Terra, o grande raio de curvatura da Terra nos permite realizar uma aproximação muito interessante. Essa aproximação consiste em dizer que a gravidade está posicionada na direção vertical, com sentido sempre apontado para baixo!

Por fim, também devemos nos atentar em relação ao seu valor. Afinal, a aceleração da gravidade na superfície terrestre possui valor de aproximadamente 9,81 m/s². No entanto, a grande maioria dos problemas nos permite aproximar este valor para 10 m/s², o que facilita a resolução da conta sem alterar significativamente a precisão do problema.

A gravidade no lançamento vertical

Depois de entender melhor a aceleração da gravidade, devemos entender o lançamento vertical como um fenômeno exclusivo da direção vertical. Além disso, durante este lançamento, a única aceleração presente no movimento é a gravidade, seja no processo de subida ou de queda.

Dessa maneira, como se trata de um movimento som aceleração, estamos trabalhando com um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Assim, as equações necessárias para solucionar o problema são as equações do MRUV:

Com isso, é importante avaliar o sentido do movimento, a fim de determinar o sinal utilizado para a aceleração da gravidade.

Na subida: Sinal negativo!

Começando pelo processo de subida, temos um corpo lançado para cima com velocidade inicial v0. Em função disso, como a gravidade está apontada para baixo, ela será responsável por desacelerar o objeto, ou seja, diminuiu a sua velocidade. Nesse caso, como a gravidade dificulta o movimento, seu sinal será negativo:

Na descida: Sinal positivo!

Já para o processo de descida, vamos utilizar o mesmo raciocínio. Nesse momento, como a gravidade ajuda a acelerar o objeto, ou seja, aumentar a sua velocidade inicial, utilizaremos as equações do MRUV com o sinal positivo. Portanto:

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação uma análise sobre o sinal da gravidade no lançamento vertical e queda livre. Apesar de podermos trabalhar esta análise apenas com o conceito de referencial, entender o movimento de uma forma global pode facilitar o entendimento dos problemas desse tipo, auxiliando na sua resolução.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like