Vestibular Cederj Recebe Pedidos de Isenção da Taxa e Cotas

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj), responsável pela ocupação de vagas nas graduações a distância de sete instituições cariocas de ensino superior (Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, Unirio, Uenf e Rural), recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição e também pré cadastro no sistema de cotas/ações afirmativas do Vestibular 2016-2.

Isenção da Taxa de Inscrição

As solicitações de isenção da taxa devem ser feitas até 27 de março, pondendo ser realizada por qualquer candidato ao Vestibular Cederj, sendo que a seleção dos isentos será feita com base em avaliação financeira dos concorrentes.

O requerimento deve ser feito somente pela internet, por meio do preenchimento deste formulário disponível no Portal do Cederj. Além de prestar as informações solicitadas, será necessário enviar a documentação exigida digitalizada.

Sistema de Cotas

Poderão participar da disputa pela modalidade de cotas somente os candidatos aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e em Química, oferecidos pela UERJ e pela UENF.

Além disso, a participação será restrita a egressos de escola pública, cotistas racial (negros ou pertencente a povos indígenas), pessoas com deficiência física ou filhos de militares incapacitados ou mortos em serviços.

O prazo e o endereço eletrônico para inscrição no sistema de cotas são os mesmos para indicados anteriormente para solicitação da isenção da taxa.

Ações Afirmativas

Já as políticas de ações afirmativas, que normalmente são convertidas em bônus na pontuação final dos selecionados, são oferecidas somente nos cursos das universidades federais integrantes do Vestibular Cederj.

Neste caso é exigido dos estudantes ter prestado o Enem 2015 e realizado toda a etapa do ensino médio na rede pública de ensino. Além destes pré requisistos, podem se inscrever aqueles que se enquadram numa das seguintes situações: Cota de renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Cota racial (negros, pretos, pardos ou indígenas); e professores da rede pública municipal, estadual ou federal.

O resultado final com a relação de favorecidos em cada um dos benefícios será divulgado em 20 de abril, mesma data em que terão início as inscrições para o Vestibular.

Para mais informações, confira este informativo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.