Vestibular UnB neste final de semana

As provas do vestibular 2012 da Universidade de Brasília (UnB) ocorrerão neste final de semana (10 e 11 de dezembro). Esta edição do processo seletivo conta com uma demanda de 25.031 inscritos que disputam 2.092 lugares em 96 cursos, atingindo uma relação de 12 candidatos por vaga. Além disso, há também 539 estudantes inscritos como treineiros.

As provas começarão às 13h e terão duração máxima de 5 horas, sendo aplicadas nas cidades de: Brasília, Brazilândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

No sábado os participantes responderão as questões de língua portuguesa e literatura, geografia, história e artes. Os candidatos de cursos como Música e Artes Cênicas e Visuais também terão de resolver questões de filosofia, sociologia e a redação. No domingo serão realizadas as questões de biologia, física, química e matemática.

Neste ano, o processo seletivo da UnB traz como principal novidade a inclusão de pelo menos quatro questões do tipo d, em que as respostas serão construídas de forma discursiva. Os enunciados podem solicitar a criação de textos, gráficos, diagramas e desenhos, promovendo assim a valorização da interpretação. O candidato com rendimento inferior a 20% nesses itens estará automaticamente eliminado da seleção.

Sistema de cotas e Enem

A Universidade de Brasília trabalha somente com Sistema de Cotas para Negros, reservando 25% das vagas para os candidatos que, no ato da inscrição, optaram por concorrer preferencialmente por este sistema.

O Enem já é utilizado pela universidade, porém de maneira mais discreta. Assim como no último processo seletivo, esta edição utilizará as notas do exame apenas para completar as vagas remanescentes. Somente a título de curiosidade, no 2º vestibular de 2011, realizado no primeiro semestre deste ano, 232 vagas remanescentes foram preenchidas utilizando as notas do Enem 2010. Como a inscrição para a seleção de vagas remanescentes ocorre somente depois do vestibular tradicional e suas chamadas subsequentes, o candidato que não for comtemplado na primeira oportunidade terá mais uma chance.

O gabarito oficial estará disponível no site da instituição a partir das 19h do dia 14 de dezembro, enquanto a lista de aprovados no Vestibular UnB 2012 será divulgada do dia 7 de janeiro, no mesmo endereço eletrônico.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.