Aumente suas chances no Enem aprendendo a excluir itens

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a prova mais importante do país. Com isso, já seria previsível que a dificuldade do exame também aumentaria. Antigamente, quando tinha apenas 63 questões, era muito comum vários estudantes chegarem próximo de gabaritá-lo. Atualmente é bem diferente.

Assim sendo, certamente você encontrará diversos exercícios que não saberá resolver. Mas fique tranquilo que hoje falaremos sobre uma importante estratégia que aumentará suas chances de acertá-los, mesmo sem saber a resposta correta.

Primeiramente, releia a pergunta e entenda realmente o que a questão exige. Depois, procure algum dado que possa ajudá-lo a excluir alguma(s) alternativa(s). Uma dica simples, mas que pode salvar muitos pontos! Para deixar mais clara essa estratégia, veja abaixo uma questão de física que apareceu no Enem de 2012:

Questão 65 – Enem 2012

Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.

As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:

 
Uma bela questão, mas que certamente muitos alunos não conseguem resolver, pois apresenta um certo grau de dificuldade. Entretanto, veja a resolução dos professores Fernando Buglia e Felipe Almendros. Note como eles conseguem chegar ao resultado apenas por exclusão!

 

Resolução Comentada

Alternativa A

De acordo com o enunciado, devemos entender que no gráfico para o carro sem freio ABS, a força de atrito aumentará gradativamente conforme é pressionado o pedal do freio até que se atinja o limiar do deslizamento. Logo após as rodas começam a deslizar, e nesse momento a força de atrito diminui ligeiramente e permanece constante. Por essa simples análise é possível eliminarmos as alternativas B, C e D. Restando agora apenas as alternativas A e E.

No gráfico para o carro com freio ABS, a força aumenta gradativamente conforme se pressiona o pedal do freio, até certo limite, em seguida antes que as rodas iniciem o deslizamento, o sistema eletrônico “libera a roda”, o que impossibilita o deslizamento das rodas. Posteriormente, aumenta-se a força de atrito até o limite e antes que inicie o deslizamento, o sistema volta a liberar a roda, e assim continuamente, até o carro parar e sem derrapar.

Ao fazer essa análise, de imediato, eliminamos a alternativa E, pois nela a força de atrito é constante, o que não é verdade. A qualidade do freio ABS está associada à sensibilidade de se aproveitar ao máximo a maior força de atrito possível. Logo, concluímos que o melhor gráfico representativo da força de atrito pela pressão aplicada ao pedal do freio para o sistema sem e com ABS é a alternativa A.

Comentário: Para esta questão, conhecimentos prévios sobre atrito facilitariam bastante a sua resolução. Entretanto, é possível afirmarmos que mesmo sem estes conhecimentos o aluno conseguiria resolver, porém, seria necessária uma minuciosa interpretação tanto do enunciado quanto dos gráficos das alternativas.

Conteúdo envolvido: Força de atrito.

 
Portanto, de agora em diante, não desista de nenhuma questão! Afinal, em diversas oportunidades, você consegue eliminar muitas alternativas, aumentando muito suas chances de conseguir notas maiores.  Para isso, é muito importante treinar, resolvendo questões anteriores do exame.

Gostou da resolução? CLIQUE AQUI e veja outros exemplos de questões do Enem resolvidas pela nossa equipe!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.